Mikel Landa vive drama com dores na Vuelta a España após grave queda “conforme a temporada avança, está piorando”
Após o violento acidente na 1ª etapa do Giro d’Itália, em maio, que lhe causou fraturas nas vértebras, muitos acreditavam que a temporada de Mikel Landa (Soudal Quick-Step) poderia ter terminado precocemente.
O cenário inicial era desanimador: o espanhol estava com dores intensas e a gravidade da lesão sugeria um afastamento prolongado, o que poderia tirá-lo de todos os Grand Tours do ano.

“Minhas pernas estão bem, mas minhas costas estão me dando trabalho”
Apesar das previsões negativas, o ciclista de 35 anos surpreendeu ao retornar às atividades. Ainda distante de sua melhor condição física, Landa começou um processo gradual de recuperação até estar apto a alinhar na Vuelta a España.
Mesmo assim, o próprio corredor admite que o desafio está sendo árduo, conforme ele revelou após a 8ª etapa em Zaragoza.
“Minhas pernas estão bem, mas minhas costas estão me dando trabalho, embora fosse algo que eu já esperava antes da largada”, afirmou o basco ao jornal espanhol Mundo Deportivo.
O ciclista já havia passado por dificuldades durante a 7ª etapa, chegando na 28ª posição, 3min 37seg após Ayuso e desabando no chão logo após cruzar a meta.

“Conforme a temporada avança, está piorando”
Ele explicou ainda que o tratamento diário com os massagistas da equipe tem sido fundamental, mas reconheceu que a situação não tem evoluído como desejado:
“Estou me recuperando de uma lesão nas costas, que está um pouco fraca, e é a maneira dela se proteger. Conforme a temporada avança, está piorando”.

Chegada em Valdezcaray
Sobre a chegada da 9ª etapa na estação de esqui em Valdezcaray, neste domingo, local que conhece bem, Landa destacou a complexidade do trecho: a primeira parte, segundo ele, é “mais difícil e os quilômetros finais são mais desafiadores”.
Mantendo o espírito de luta, concluiu: “Terei que continuar tentando e ver se estarei melhor na próxima semana”.