A 11ª etapa da Vuelta a España começou com uma grande fuga, com 26 ciclistas. Nessa fuga, estavam alguns ciclistas que buscavam a glória na etapa, pois tinham a certeza de uma “trégua” entre os interessados pela classificação geral. Pelayo Sanchez, Jesus Herrada, Nicolas Proudhomme, Jonathan Caicedo, Andreas Kron, Romain Grégoire, Geraint Thomas e Filippo Ganna.
No entanto, a medida que a ascensão a “La Laguna Negra”, este pelotão foi se reduzindo, com Filippo Ganna, tentando levar Geraint Thomas, (que já declarou ter desistido da classificação geral e lutaria por vitórias em etapa), para a chegada do pequeno pelotão. Porém, com um repentino ataque de Jonathan Caicedo (EF Education EasyPost), Filippo Ganna ficou para trás e Geraint Thomas também não conseguiu acompanhá-lo.
Os ciclistas que conseguiram responder ao ataque foram Jesus Herrada (Cofidis), que acabou ultrapassando Caicedo e venceu a etapa, Romain Grégoire (Groupama FDJ) e Andreas Kron (Lotto Dstny), fecharam o pódio na 2ª e 3ª colocação respectivamente.
Com a vitória Jesus Herrada assume a liderança da classificação de montanha da Vuelta a España 2023.
No pelotão principal, apesar de um ataque de Cian Uijtdebroeks no último km, não aconteceu diferença de tempo entre os principais interessados pela camisa vermelha de líder da Vuelta a España. A “trégua”, realmente aconteceu entre os principais líderes, deixando a entender que todos os ciclistas estariam se resguardando para a temível etapa do Tourmalet na 6ª feira.
Assista a chegada:
Resultados da 11ª etapa
Em breve a Classificação Geral da Vuelta a España 2023.
Acompanhe diariamente todas as informações da Vuelta a España 2023 no Giro do Ciclismo.