Alberto Contador analisa performance de Jonas Vingegaard “para vencer o Tour você precisará melhorar sua potência”

Jonas Vingegaard venceu o Tour de France em 2023, porém não conseguiu prolongar o seu título na edição deste ano. O dinamarquês terminou em segundo lugar, atrás de um desempenho impressionante de Tadej Pogacar.

No entanto, é importante lembrar que o dinamarquês não estava na sua melhor forma, após a grave lesão na Volta ao País Basco e o desfecho poderia ter sido diferente para o líder da Visma-Lease a Bike, caso não tivesse sofrido as diversas lesões que limitaram seu processo de treinamento.

“Se você pedalou a 400 watts terá que aumentar”

Alberto Contador, 2x vencedor do Tour de France, em uma recente entrevista ao AS, acredita que Vingegaard pode voltar a conquistar o título em 2025, mas ressalta um ponto fundamental para que isso aconteça.

Segundo Contador, o ciclista de 27 anos precisa ajustar sua abordagem e estar preparado para evoluir. “São as leis da vida, sempre foi assim. Os números que você coloca e as performances que você faz para vencer o Tour em um ano, provavelmente não são suficientes para vencer novamente no ano seguinte”.

“Se você pedalou a 400 watts de potência, precisará aumentá-la para 420 watts”, alertou o espanhol em entrevista ao AS.

girodociclismo.com.br alberto contador analisa jonas vingegaard para vencer o tour voce precisara aumentar sua potencia image 5
Contador (esq.) concedeu a entrevista durante o evento de lançamento da sua prova de Gran Fondo. (Pedro delgado à direita)

“Leis da vida dizem que você precisa melhorar”

Este ano, Vingegaard teve que enfrentar um Tadej Pogacar extremamente forte, o que se tornou uma disputa ainda mais acirrada. No final, o dinamarquês terminou com 6 min de desvantagem na Classificação Geral.

Contador relatou que, para vencer no próximo ano, Vingegaard precisará melhorar ainda mais. “Talvez seus rivais falhem, mas se você estagnar, as leis da vida lhe dizem que você tem que ser melhor do que no ano anterior para vencer o Tour de France. Vingegaard deve, portanto, melhorar em relação a este ano”.

“Também é preciso dizer, que vimos um Vingegaard que talvez não estivesse no nível que estaria em situações normais”, ponderou o espanhol.

girodociclismo.com.br alberto contador analisa jonas vingegaard para vencer o tour voce precisara aumentar sua potencia vingegaard tour de france ii

Contador vê recorde de Tadej Pogacar com ressalvas

Além de opinar sobre Jonas Vingegaard, Contador não deixou de comentar sobre o desempenho impressionante de Pogacar no Tour de France deste ano.

O esloveno tem quebrado diversos recordes em 2204, como na subida ao Plateau de Beille (15ª etapa), onde superou a antiga marca de Marco Pantani por 4 minutos. Contador argumenta que a tecnologia desempenha um papel importante nesses resultados.

“Os watts são simplesmente economizados durante a parte plana da etapa, os watts são economizados nos pneus sem câmara… Além disso, a subida foi uma espécie de Contrarrelógio da Visma-Lease a Bike, que completou um revezamento de 4 quilômetros”.

“No caso de Pantani, ainda havia um grupo de 50 ciclistas depois de terem percorrido de 4 a 5km. “Isso não significa que o recorde não é impressionante, mas esses quatro minutos não são o que parecem”.

girodociclismo.com.br alberto contador analisa jonas vingegaard para vencer o tour voce precisara aumentar sua potencia image 7
Pogacar ao vencer no Plateau de Beille
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.