Alejandro Valverde confessa: “Não vou mentir, considerei seriamente um retorno em 2023”
Muitos fãs de Alejandro Valverde, indagavam porquê o murciano de 43 anos, não retornava à estrada, já que estava dando demonstrações de força, nas competições de Gravel?
“Não vou mentir, considerei seriamente um retorno. Minha paixão era andar de bicicleta e ser competitivo. Senti falta de desabafar e de me sentir útil”, disse ele. Valverde admite em entrevista ao jornal espanhol El País.
“Eu ainda me sentia um ciclista e quando os ciclistas entravam no ônibus depois de sofrer, eu sempre queria estar lá. 2023 foi um pouco para eu me adaptar, perder mais o bichinho da competição, que no começo foi muito difícil”.
” Eu não tinha vontade de ir às corridas porque me sentia um ciclista. Queria parar em alta, mas no ano seguinte começou a pré-temporada e depois a temporada, e você ainda se sente bem. Então me perguntei se tinha parado muito cedo.”
Aposentadoria em outubro de 2022
As dúvidas surgiram à medida que o espanhol manteve o alto nível e a mesma motivação para treinar. Depois de muitos anos como profissional, ele decidiu que 2022 seria seu último na estrada.
No final das contas, ele retomou a competição, mas em um lado diferente do esporte, o off-road. Na verdade, ele terminou em quarto lugar no Campeonato Mundial de Gravel e provavelmente continuará a usar as cores da equipe em 2024, talvez no Mountain Bike.
“Seria divertido andar de mountain bike com Mathieu van der Poel. Aos 42 anos certamente não é muito cedo e com o passar do ano, fui me sentindo mais calmo, melhor e sem tanta vontade de participar. No final das contas, nunca me arrependi de ter parado.”
“Tirei um pouco o pé do acelerador e não sou mais tão rígido. Ainda treino e ainda mantenho meu peso um pouco baixo. Não é o peso que eu tinha quando competi, claro, mas estou bem. Desde que comecei a parecer mais gordo, digo a mim mesmo que estou exagerando”, finaliza Alejandro Valverde.