Alexander Kristoff (Uno-X Mobility), venceu a 1ª etapa da CRO Race (2.1), nesta terça-feira. O norueguês de 37 anos, superou os italianos Giovanni Lonardi (Polti Kometa) e Alberto Bruttomesso (Bahrain Victorious) em um sprint em Sinj. Com a vitória (a 95ª vitória profissional de Kristoff), ele se torna o primeiro líder da competição na Croácia.
CRO Race com forte start list
A 9ª edição da CRO Race começou em Vodice, uma cidade à beira do Mar Adriático. A organização conseguiu atrair um grupo forte de participantes, incluindo nomes como Filippo Ganna, Elia Viviani, Fred Wright, Sam Welsford, Frank van den Broek, Oscar Onley e Brandon McNulty.
Na etapa de abertura, os ciclistas enfrentaram duas subidas categorizadas, sendo a subida ao Tesije (17,4 km a 3,1%) o maior desafio. Depois dessa subida, houve um trecho final praticamente plano de cerca de 50km até a chegada em Sinj.
Fuga inicial e queda
Logo no início da prova, 5 ciclistas formaram uma fuga do dia: Axel van der Tuuk (Metec-Solarwatt), Jokin Murguialday (Caja Rural-Seguros RGA), Cyrus Monk (Q36.5 Pro Cycling), Francisco Muñoz (Team Polti -Kometa) e Filip Řeha (ATT Investimentos).
O grupo conseguiu abrir uma vantagem de mais de 7 min em relação ao pelotão. Contudo, o grupo sofreu um baque quando Muñoz, Řeha e Murguialday caíram em uma curva traiçoeira. Van der Tuuk e Monk escaparam, mas Řeha teve que abandonar a prova.
No topo da última subida, restavam apenas quatro escapados. As equipes dos velocistas reduziram a diferença durante a subida, e os ciclistas Muñoz e Van der Tuuk decidiram seguir em frente, deixando Monk e Murguialday para trás.
Sprint Final e Vitória de Kristoff
Nos últimos 15 km, o grupo principal alcançou os dois ciclistas remanescentes da fuga se preparou para uma final de sprint. Nos últimos 4 km, a Uno-X Mobility e a INEOS Grenadiers ditaram o ritmo da corrida.
No final, Alexander Kristoff brilhou novamente. Embora Josh Tarling tenha reforçado a liderança para seu companheiro Elia Viviani, a potência de Kristoff superou a concorrência, registrando sua 7ª vitória na temporada e a 95ª na carreira.
Giovanni Lonardi terminou em segundo, Alberto Bruttomesso em terceiro, e Viviani apenas na 5ª posição.
Assista a chegada
@valterdohnert Alexander Kristoff – CRO Race
♬ som original valterdohnert