No domingo, Alexey Lutsenko venceu o Circuito de Getxo-Memorial Hermanos Otxoa, proporcionando uma vitória bem-vinda para sua equipe, a Astana Qazaqstan. Esta vitória foi particularmente significativa, já que a equipe não conseguiu um triunfo desde 28 de maio, quando Mark Cavendish venceu uma etapa final do Giro d’Italia.
A corrida foi disputada por um grupo de sete líderes, entre eles Lutsenko, Fedorov e Simone Velasco. Na penúltima subida, Lutsenko conseguiu se destacar dos demais membros do grupo que havia escapado. No entanto, durante a descida seguinte, ele cometeu um erro ao fazer uma curva errada. Felizmente, ele rapidamente corrigiu o equívoco e manteve uma pequena vantagem sobre os perseguidores.
“Foi um bom dia para nós. Estávamos focados desde o início, tínhamos muita moral. No final, nosso trabalho valeu a pena. Quero agradecer aos meus companheiros pelo grande apoio e trabalho absolutamente fantástico ao longo do dia, especialmente na final. Yevgeniy Fedorov e Simone Velasco foram incríveis!”
“No final, após um erro felizmente consegui voltar ao caminho certo rapidamente e ainda tinha alguns segundos de vantagem sobre os perseguidores. Continuei forçando para manter meu ritmo e a diferença, enquanto Simone Velasco fez um ótimo trabalho atrás de mim. Ele reagiu a todos os ataques de nossos rivais. Deu tudo certo e eu venci.”