Amstel Gold Race: Mattias Skjelmose bate Pogacar e Evenepoel e vence edição inesquecível, confira os resultados e a chegada
Mattias Skjelmose (Lidl-Trek) venceu uma edição inesquecível da Amstel Gold Race, superando ninguém menos que Tadej Pogacar(UAE Emirates-XRG) e Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) no sprint final.
Após um final eletrizante, no qual Tadej Pogacar foi alcançado nos últimos quilômetros, o dinamarquês demonstrou força e inteligência tática para superar o esloveno e Remco Evenepoel em um sprint a três no Cauberg.
O percurso
A Amstel Gold Race 2025 apresentou uma distância de 255,9 km em um percurso entre Maastricht e Berg en Terblijt. A grande atração desta edição foi o retorno da icônica subida do Cauberg, que deveria ser ultrapassada 3x dentro de um circuito na chegada, após uma série de tradicionais subidas holandesas.

Oito ciclistas protagonizam a fuga do dia
Michel Hessmann (Movistar), Rémi Cavagna (Groupama-FDJ), Robert Stannard (Bahrain-Victorious), Emiel Verstrynge (Alpecin-Deceuninck), Cedric Beullens e Jarrad Drizners (Lotto), Hartthijs de Vries e Jelle Johannink (Unibet-Tietema Rockets) atacaram com cerca de 220km para a chegada e conseguiram abrir uma vantagem superior a 4min 30seg.

Enquanto isso, no pelotão, um revezamento na frente, entre as principais equipes do pelotão, como UAE Emirates, Soudal Quick-Step, Lidl-Trek e Visma-Lease a Bike, procurava não deixar que a distância dos escapados ficasse fora de alcance.

Fuga inicial neutralizada com 70 km para a chegada
Com 70 km para a chegada, o último remanescente da fuga, Michel Hessmann (Movistar) foi alcançado e a corrida ficou aberta novamente. Valentin Madouas (Groupama-FDJ) fez uma aceleração e o pelotão esticou na descida da Bemelerberg (0,8km a 4,3%).
UAE Emirates assume controle do pelotão
Com cerca de 60 km para a chegada a UAE Emirates assumiu o controle do pelotão, com Pavel Sivakov no controle. Neste momento a equipe já registrava uma baixa importante, com o abandono de Jonathan Narvaéz, após uma queda que incluiu Remco Evenepoel e Wout van Aert, no entanto, os dois favoritos conseguiram regressar ao pelotão.

Ataque de Julian Alaphilippe decide a corrida
Com 47 km para a chegada aconteceu o movimento que decidiu a corrida. Julian Alaphilippe realizou um ataque, sendo seguido somente por Tadej Pogacar. A dupla abriu uma vantagem de 15 segundos sobre o pelotão.

Ataque fulminante de Tadej Pogacar
Com 42 km para a chegada, o campeão mundial desferiu um poderoso ataque, deixou seu companheiro de fuga para trás e iniciou um voo solo abrindo em pouco tempo uma vantagem de 30 segundos sobre o grupo perseguidor.
Le show Tadej Pogačar a commencé, il dépose Julian Alaphilippe et s'envole seul à 42km de l'arrivée ! 🤯 #RTLsports pic.twitter.com/EYWK0wahbO
— RTL sports (@RTLsportsbe) April 20, 2025
No grupo, estavam os principais adversários a vitória, como Remco Evenepoel, Tom Pidcock, Mattias Skjelmose, Wout van Aert e Thibau Nys, com seus principais gregários.
Remco Evenepoel e Mattias Skjelmose atacam grupo perseguidor
Com cerca de 25 km para a chegada, Mattias Skjelmose e Remco Evenepoel atacaram o pelotão e conseguiram diminuir a distância em relação a Tadej Pogacar para 15 segundos, na abertura da última volta no circuito de 20km.

Evenepoel e Skjelmose alcançam Tadej Pogacar
Com 8km para a chegada Remco Evenepoel e Mattias Skjelmose alcançam Tadej Pogacar e tudo poderia ser decidido na última subida do Cauberg. O trio tinha uma grande vantagem de 45 segundos sobre o restante do pelotão e decidiria os três lugares do pódio.

Mattias Skjelmose bate Pogacar e Evenepoel no sprint
Na última subida do dia, o emblemático Cauberg, os três finalistas se mantiveram juntos, sem ataques decisivos. A vitória seria decidida no sprint.
Evenepoel foi o primeiro a lançar o movimento final, mas não conseguiu manter o ritmo até o fim. Pogacar, por sua vez, tentou ultrapassá-lo nos metros finais, mas Skjelmose soube aproveitar o vácuo dos dois rivais.
Com um timing perfeito e mais velocidade, o dinamarquês cruzou a linha de chegada à frente, conquistando uma das maiores vitórias de sua carreira.

Vitória veio no photofinish

Assista a chegada
TALK ABOUT AN EPIC SPRINT!!! 🔥🔥🔥
— Eemeli (@LosBrolin) April 20, 2025
It's Mattias Skjelmose who wins Amstel Gold Race 2025!! Wow woww 🇩🇰 https://t.co/mkzxlXlgRQ pic.twitter.com/lHTvbYR1o3
Resultados da Amstel Gold Race 2025




