“António Morgado é melhor que eu, mas não significa que vá terminar na minha frente” campeão belga revela expectativas para a Omloop Nieuwsblad
A Omloop Het Nieuwsblad marca, neste sábado, o início da temporada das clássicas flamengas. Entre os ciclistas mais experientes na prova, Oliver Naesen, de 34 anos, se destaca.
Com 11 participações na prova e cinco top 10 ao longo dos anos, o belga, campeão nacional em 2013, agora defendendo a Decathlon AG2R La Mondiale, revelou suas expectativas para a corrida.
O primeiro dia de “aula” na temporada de ciclismo
Para Naesen, a Omloop Het Nieuwsblad tem um significado especial. “É, na verdade, uma espécie de primeiro dia de aula”, comparou o ciclista. Ele relembra seus próprios primeiros dias na escola:
“Nossa, faz tempo. Eu sempre gostei das férias, mas também ficava feliz em reencontrar meus amigos. Agora é parecido, mas não temos muito tempo para conversar com quem não vemos há um tempo”, brinca o belga.
Naesen comentou também sobre o ritmo da prova. “São 200 km e a decisão começa a 70 km do final, mas muita coisa terá acontecido antes disso”, afirmou Naesen ao site holandês Indeleiderstrui.

“Passei três semanas dormindo no meu quarto de altitude em casa”
Uma das mudanças recentes no ciclismo é a popularidade crescente dos treinamentos em altitude, prática antes restrita à preparação para os Grand Tours. “Isso só cresce a cada ano”, observa Naesen. “Também passei três semanas dormindo no meu quarto de altitude em casa.”
Com equipes como a Visma-Lease a Bike, UAE Emirates-XRG, Red Bull-BORA-hansgrohe e Lidl-Trek formando blocos poderosos, ele pondera sobre o impacto desse possível cenário.
“Não faz muita diferença para mim. Sei que no Muur (Kapelmuur, onde a corrida deve ser decidida) não há muitos ciclistas que sobem mais rápido do que eu. Mas, se você faz parte de uma equipe forte, as chances de evitar uma perseguição aumentam.”

“Morgado é muito melhor do que eu, mas não significa que vá terminar na minha frente”
Naesen destaca alguns ciclistas que merecem atenção na disputa. “Van Aert, Wellens, De Lie e Stuyven têm grandes chances de terminar no top 10. Três deles são muito rápidos. Para Wellens, terá que ser um grupo menor, mas você definitivamente verá esses nomes no Muur”.
Além dos favoritos, jovens talentos como Mathias Vacek (Lidl-Trek), António Morgado (UAE Emirates-XRG) e Paul Magnier (Soudal Quick-Step) também precisam ser considerados. Para Naesen, eles têm qualidade, mas a experiência pode ser decisiva.
“António Morgado é um ciclista muito melhor do que eu, mas isso não significa que ele vá terminar na minha frente. Eles são ciclistas fantásticos. Magnier, por exemplo, se correr de forma inteligente, pode surpreender e vencer entre os estreantes. Mas não será simples”, finalizou Oliver Naesen.

“Meu objetivo é ficar entre os 5 primeiros”
Para finalizar Oliver Naesen revelou seu objetivo para este sábado. “Se eu terminasse em 7º, não me importaria. Meu objetivo é ficar entre os 5 primeiros. Embora eu saiba que há ciclistas melhores que eu, repito: a experiência pode levar você longe. Também tenho uma boa velocidade e um equipamento rápido, então tudo é possível.”