Antonio Tiberi é a principal esperança italiana no Giro d’Italia “Sem Pogacar, espero um Giro um pouco mais aberto”

A Itália deposita mais uma vez suas esperanças em Antonio Tiberi para o Giro d’Italia. O jovem da Bahrain Victorious, de apenas 23 anos, enfrentou alguns obstáculos em sua preparação, mas chega ao início da competição, na Albânia, nesta sexta-feira, com otimismo renovado. Grande escalador, Tiberi tem um plano bem definido para alcançar seus objetivos.

“O resultado na Tirreno-Adriatico me deu muita moral”

Depois de conquistar um sólido terceiro lugar no Tirreno-Adriatico, em março, Tiberi enfrentou dificuldades em abril. Ele abandonou o Tour dos Alpes devido a um problema gastrointestinal.

“Eu realmente não competi desde a Tirreno-Adriatico, então preciso de confirmação na corrida”, explicou Tiberi ao TuttoBiciWeb.

girodociclismo.com.br antonio tiberi lidera as esperancas italianas no giro ditalia 2024 image 6

Apesar dos contratempos, Tiberi aposta na moral conquistada com o resultado na Tirreno-Adriatico, onde terminou na 3ª posição. “Isso me deu muita moral, principalmente porque aconteceu em um período movimentado, quando o sentimento era bom, mas não extraordinário”.

“As condições de pico de performance ainda estavam surgindo e conseguir um lugar no pódio contra esses oponentes, era a abordagem certa para as próximas semanas”, avaliou o italiano.

Na ocasião, ele enfrentou adversários de alto nível, como Juan Ayuso (1º), Jai Hindley (5º), Tom Pidcock (6º) e Mikel Landa (7º), todos nomes importantes, que também estarão no Giro a partir desta sexta-feira.

“Sem Pogacar, espero um Giro um pouco mais aberto”

A Bahrain Victorious já deixou claro: quer ver Tiberi no pódio. Ele não se esquiva dessa responsabilidade e demonstra confiança em seu trabalho.

“Acredito que se você tem consciência do que está fazendo e está convencido da qualidade do seu trabalho, não há nada de errado em querer expor seus objetivos. Se terminei em 5º no Giro no ano passado, acho normal que eu queira melhorar e talvez até subir ao pódio.”

Tiberi destaca uma diferença significativa em relação à edição passada: a ausência de Tadej Pogacar. “Sem Pogacar, espero um Giro um pouco mais aberto e também um pouco mais tático”, avaliou.

“Então, é claro, temos Roglic e Ayuso, mas em 21 dias de corrida tudo pode acontecer e as hierarquias podem mudar a qualquer momento. Acho que há espaço para tentar alguma coisa.”

girodociclismo.com.br antonio tiberi e a esperanca italiana no giro ditalia sem pogacar espero um giro um pouco mais aberto image 2
Pogacar e Tiberi no Giro 2024

“Acho que teremos que usar força bruta na 3ª semana”

Tiberi descreveu seu confronto direto com Juan Ayuso na Tirreno-Adriatico. Na ocasião, o espanhol da UAE Team Emirates-XRG venceu, com Tiberi em terceiro, a 36 segundos.

“Não cheguei muito longe dele e, como eu disse, eu não era a melhor versão de mim mesmo. Espero ter reduzido ainda mais a distância para ele nas últimas semanas. E além disso, conforme os dias passam em um Grand Tour, geralmente me sinto cada vez melhor.”

girodociclismo.com.br antonio tiberi e a esperanca italiana no giro ditalia sem pogacar espero um giro um pouco mais aberto image
Tiberi aposta forte nas grandes montanhas do Giro, que surgirão na 3ª semana

O ciclista revelou ainda que acredita que a decisão do Giro d’Italia acontecerá nas etapas finais, durante a 3ª semana.

“Sim, acho que teremos que usar força bruta na 3ª semana. Primeiro certamente haverá alguma diferença, talvez já no contrarrelógio de Tirana no 2º dia, mesmo que seja curto e técnico, e depois com as estradas de terra de Siena e alguns outros finais traiçoeiros. Mas a disputa final certamente acontecerá nos últimos dias”, finalizou Tiberi.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.