Após tragédia com Gino Mader, Tour de France tem perigosa descida na 14ª etapa; assista o vídeo
Após o trágico falecimento de Gino Mäder durante uma Volta à Suíça, há quase um mês, uma discussão em torno da segurança no ciclismo voltou à tona. Duas etapas do Tour de France foram destacadas nesse contexto: a etapa 14, com destino a Morzine, que inclui a descida do Joux Plane, e a etapa 17, com chegada em Courchevel, após uma curta descida do Col de la Loze.
Em nome do sindicato dos ciclistas, a CPA (Cyclistes Professionnels Associés), Adam Hansen, ex-ciclista da equipe Lotto Soudal, e outros representantes conversaram com os organizadores do Tour, a ASO (Amaury Sport Organisation), para expressarem as preocupações dos ciclistas . Após essa consulta, ficou decidido que não haverá alterações no percurso em nenhum dos casos. No entanto, estão sendo tomadas medidas adicionais para melhorar a segurança.
Além da colocação de novo asfalto, serão instaladas placas de sinalização com placas de sinalização e barreiras de segurança equipadas com almofadas padronizadas para proteger os ciclistas. Essas medidas visam aumentar a conscientização dos pilotos em relação aos perigos da estrada e fornecer uma proteção adicional em trechos considerados mais arriscados.
Hansen decidiu testar previamente o percurso, subindo o Joux Plane na quinta-feira e registrando a descida com uma câmera GoPro. Em suas palavras, “A ASO cumpriu o que eles nos disseram em nossa conversa antes do início do Tour. Recebi perguntas dos ciclistas sobre o estado ruim do asfalto, mas a ASO corrigiu todas essas partes. Não há mais problemas com o asfalto, desde o início até o fim”.
Ele também mencionou que as almofadas de segurança não serão instaladas de manhã antes do percurso. Hansen acrescentou um comentário, dizendo: “O ciclismo é um esporte perigoso. Você não está no controle dos riscos que assume. Mantenha-se seguro. Eu também farei a etapa 17 final apenas para confirmar e relatar qualquer descoberta”.
Assista o vídeo com a descida de Hansen:
[…] Fonte: r7.com TÓPICOS RELACIONADOSapóstragédia Não perca […]
[…] Fonte :r7.com […]