Bicampeão Nacional revela grande revés em 2024 “eu poderia perder 35% da capacidade pulmonar”
Jasper De Buyst, de 31 anos, está prestes a iniciar sua 11ª temporada com o ProTeam Belga Lotto. No entanto, 2024 não foi um ano fácil para o atleta, que enfrentou um grande revés em sua carreira.
De Buyst revelou que sofre atualmente de asma pós-covid, uma condição que pode impactar significativamente seu desempenho no ciclismo profissional. Entretanto esta dificuldade não o impediu de vencer o Campeonato Belga de Pista em duas provas distintas.
“Eu poderia perder 35% da capacidade pulmonar”
Os resultados de De Buyst na temporada passada ficaram aquém das expectativas, mas o belga apontou uma explicação para esse desempenho. “Eu enfrentei muitos problemas de saúde em 2024”, afirmou o belga em entrevista ao canal Sporza. “Mais tarde, descobri que desenvolvi asma pós-covid.”
Essa condição, desencadeada após uma infecção pelo coronavírus, trouxe consequências graves. “Certos testes mostraram que eu poderia perder 35% da capacidade pulmonar. Isso é bastante extremo, mas não significa necessariamente o fim da minha carreira”, explicou o ciclista, destacando que o diagnóstico foi um choque, mas não uma sentença definitiva.
“Preciso utilizar inaladores diariamente”
Para lidar com a condição, De Buyst precisa de tratamento diário. “Preciso utilizar inaladores diariamente como qualquer outro asmático”, relatou. Ele também comentou que não está sozinho nessa situação.
“É claro que não sou o único ciclista do pelotão com asma. Mas é algo que foi acrescentado e agora estamos ocupados procurando a dosagem certa.”
Bicampeão da Bélgica na Pista e presença no Tour de France
A condição, embora desafiadora, não é um obstáculo intransponível. Apesar dos problemas de saúde, Jasper De Buyst encerrou 2024 com um feito notável: sagrou-se bicampeão belga de pista, na corrida por pontos e por equipes. Apesar disso, ele não esconde seu entusiasmo com a próxima temporada.
“Voltarei a correr normalmente nas Clássicas, especialmente ao serviço de Arnaud De Lie. Quero ajudá-lo o maior tempo possível.” Há também um Grand Tour em seu calendário.
“Ao contrário do próximo ano, provavelmente irei participar do Tour de France. No ano passado não estive lá porque minha filha nasceu naquela época”, finalizou o Campeão Belga Jasper de Buyst.