Bonecos que simulam Remco Evenepoel e Wout Van Aert serão utilizados pela seleção belga
A temporada de corrida ainda não começou, mas o sábado, 27 de julho, está circulado em vermelho na agenda de Remco Evenepoel e Wout van Aert há algum tempo. É o dia do Contrarrelógio olímpico em Paris.
Belgas utilizam roupas especiais para o Contrarrelógio
Evenepoel (Soudal Quick-Step) pedala durante a temporada com uma roupa de Contrarrelógio feito sob medida da italiano Castelli, parcialmente ajustado pela Specialized. Já Wout Van Aert (Visma-Lease a Bike), participa de seus Contrarrelógios em um traje personalizado da AGU holandesa.
Ambas as marcas afirmam ter o traje de contrarrelógio mais rápido. Porém, em um Campeonato Mundial e/ou Jogos Olímpicos, Van Aert e Evenepoel não correm pela equipe de sua marca, mas pela Bélgica e, portanto, em um traje de Contrarrelógio da marca Bioracer que patrocina o Ciclismo Belga, informa o jornal belga HLN.
Trajes são considerados segredos pelos fabricantes
Como cada produtor tem o seu próprio túnel de vento e os resultados dos testes do túnel de vento fazem parte do segredo da fábrica, a Bioracer resolveu o problema construindo um boneco de Van Aert e Evenepoel, em uma operação que custa várias dezenas de milhares de euros.
Testes aerodinâmicos independentes serão realizados nesses bonecos nos próximos meses para descobrir qual é o traje de Contrarrelógio mais rápido.
Muito tempo para a realização dos testes com a presença dos ciclistas
“Você também pode fazer o teste com o ciclista, mas isso exige muito tempo e energia, principalmente com testes repetidos e espalhados ao longo de meses. Além disso, um teste de comparação com um boneco é mais preciso”.
“Um boneco fica estático, enquanto o ciclista adota constantemente uma posição diferente enquanto pedala em sua bicicleta. Neste último caso, você mede a diferença entre as posições em vez da diferença entre os processos de Contrarrelógio”, disse uma fonte relacionada à Soudal QuickStep, ao jornal Belga HLN.
Testes com os bonecos começam hoje
O boneco de Evenepoel só será desenvolvido em março, mas o processo de Van Aert começa hoje. Durante um teste na nova pista de ciclismo de Zolder, além de uma avaliação de sua posição no ciclismo e do traje atual de Contrarrelógio, uma varredura 4D de sua posição também está no programa. Uma boneca será então desenvolvida com base nessa digitalização.