A tradicional marca italiana Campagnolo, que já foi objeto de desejo de 10 entre 10 ciclistas, veio diminuindo significativamente sua participação, em equipes da categoria máxima do ciclismo mundial, nos últimos anos. Apesar da renomada fabricante italiana de componentes manter quatro equipes utilizando seus equipamentos em 2021, incluindo a equipe vitoriosa UAE Team Emirates.
Mudança começou em 2022
No entanto, em 2022, uma mudança começou a acontecer, com a equipe Lotto-Soudal fazendo uma transição para a Shimano, sendo logo após pela UAE Team Emirates e pela Cofidis, que acabou por fazer a mesma mudança um ano depois.
A Lotto-Soudal confirmou que o dinheiro foi o fator para a mudança. Mas não se tratou de quem está disposto a pagar mais. Em vez disso, acordos maiores em nível de equipamento original (OE) normalmente estão na raiz de tais decisões, onde as empresas patrocinadoras de bicicletas, desejam que seus profissionais andem em bicicletas equipadas de modo que possam vendê-las. Isso foi mencionado como o motivo da mudança da Lotto-Soudal para a Shimano.
Posição oficial da Campagnolo
Apesar da Campagnolo ter lançado uma nova linha de grupos eletrônicos, de 12 velocidades, a saída oficial acabou ocorrendo com a equipe AG2R, que também optou por adotar a tecnologia da Shimano.
Em resposta as perguntas sobre os planos de patrocínio para 2024, um representante da Campagnolo forneceu a seguinte declaração ao site Escape Collective.
“A Campagnolo pode confirmar, que a sua parceria com a AG2R Citröen Team chegou ao fim e que se separou amigavelmente da equipe. Atualmente não há nenhum anúncio a ser feito, sobre as parcerias da Campagnolo em corridas profissionais de estrada, para a temporada de 2024“.
Shimano domina mercado do World Tour
Apesar de ser uma lista relativamente curta, a Shimano continuará a dominar o WorldTour devido a parcerias mais profundas com equipamento original. A equipe fornecerá oficialmente, equipamentos em 2024, para as seguintes equipes: Alpecin-Deceuninck, Groupama-FDJ, Ineos Grenadiers, Soudal Quick-Step, Team DSM-Firmenich PostNL e Jayco-Alula.
Apesar de ser uma lista relativamente curta, a Shimano continuará a dominar o WorldTour, devido a outras parcerias com seus equipamentos.
SRAM também presente em outras equipes
No WorldTour, a empresa americana confirmou que continuará com a Lidl-Trek, Visma-Lease a Bike e Movistar. No entanto, fortes boatos dizem que a SRAM, estaria em negociações com a Bora-Hansgrohe, nova casa de Primoz Roglic.