Campeão belga prevê um duelo de titãs na Liège-Bastogne-Liège “não acredito que Pogacar suba a La Redoute mais rápido”
Os holofotes do ciclismo mundial se voltam para a Liège-Bastogne-Liège, neste domingo e a expectativa de um confronto épico entre os dois grandes favoritos, Remco Evenepoel e Tadej Pogacar, paira no ar.
Em análise para o jornal belga Het Nieuwsblad, Oliver Naesen, ciclista da Decathlon AG2R e experiente comentarista, faz uma previsão sobre as chances de cada um, com um foco especial na emblemática subida da La Redoute, que tradicionalmente costuma decidir a competição.

“Igualdade por causa da garra do Remco”
Naesen, campeão belga em 2017, não hesita em colocar os dois astros no mesmo patamar de favoritismo para “La Doyenne”. “Eu os coloco em pé de igualdade. Principalmente por causa da garra do Remco, da raiva com que ele sempre pedala. E o nível dele é simplesmente altíssimo”, afirma o belga.
Ele relembra as demonstrações de força de Evenepoel na La Redoute, palco de seus ataques vitoriosos em edições passadas. “Também me lembro dos ataques dele na La Redoute quando ele venceu. Aquilo não foi um ataque, foi uma corrida.”

“Não consigo imaginar que Pogacar possa subir a La Redoute mais rápido”
Apesar de reconhecer a potência de ambos os ciclistas, Naesen vislumbra um cenário de equilíbrio na subida que historicamente molda o destino da corrida.
“Ele não vai superar o Pogacar. Mas o contrário também não. Eu realmente não consigo imaginar que Pogacar possa subir a La Redoute mais rápido”, afirma Naesen.
Contudo, Naesen pondera sobre a pressão que um duelo direto na La Redoute pode exercer sobre o jovem belga. “Se tivermos um duelo de titãs lá, Remco vai ficar um pouco assustado. Aí o Pogi vai ter o benefício da dúvida de novo.”
Confira o ataque de Tadej Pogacar na La Redoute em 2024
💥Duro ataque de 🇸🇮Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) en la subida a La Redoute. 🇧🇪 #LBL24 #LBL #Noticiclismo #Ciclismo pic.twitter.com/JtB1ferdGW
— InfoCiclismo 🇫🇷 #ParisRoubaix (@infociclismoo) April 21, 2024
Decisão no Sprint?
Considerando a possibilidade de a corrida se decidir em um sprint final, Naesen recorda a vitória do belga sobre Wout van Aert na Brabantse Pijl. “Se você consegue vencer Wout van Aert no sprint como Remco fez na Brabantse Pijl, você pode vencer qualquer um.”
No entanto, o comentarista adverte sobre a necessidade de cautela tática. “Mas ele não pode cometer um erro de julgamento como fez no Amstel. Começar um sprint de 300 metros? É longe demais”.
“Ele já deve saber disso. Nem o melhor Marcel Kittel conseguiria fazer isso.” Essa observação aponta para a importância da leitura de corrida e do posicionamento estratégico em um eventual sprint.
