Campeão da Classificação por Pontos do Tour de France sonha com liderança geral no Tour 2025 “nunca tive essa oportunidade”

O Tour de France 2025 promete grandes disputas nas etapas de montanha, incluindo subidas icônicas até Hautacam, Col de la Loze e La Plagne. No entanto, também haverá oportunidades para os sprinters conquistarem vitórias ao longo do percurso.

Já na primeira etapa, em Lille, os velocistas terão a chance de disputar a camisa amarela, algo que como afirma Jasper Philipsen (Alpecin-Deceuninck), “isso não acontece com frequência”.

girodociclismo.com.br campeao da camisa verde do tour de france sonha com lideranca no 1o dia do tour 2025 nunca tive essa oportunidade image 3
Philipsen venceu 3 etapas do Tour de France 2024

“Nunca tive essa oportunidade na carreira”

Após edições com largadas em Copenhague, Bilbao e Florença, o Tour retorna ao seu território de origem, a França. Em 2025, o Grand Départ acontecerá na região de Hauts-de-France, com largada em Lille no sábado, 5 de julho.

Os organizadores optaram por um trajeto que evitasse os temíveis paralelepípedos próximos a Paris-Roubaix, favorecendo os velocistas. Jasper Philipsen, vencedor da Classificação por Pontos em 2023, enxerga grande potencial na abertura.

“A primeira etapa em Lille é uma oportunidade muito boa”, comentou o belga ao jornal Het Nieuwsblad. “Não é sempre que os velocistas possam competir pela camisa amarela. Nunca tive essa oportunidade na carreira, então estou muito animado.”

girodociclismo.com.br campeao da camisa verde do tour de france sonha com lideranca no 1o dia do tour 2025 nunca tive essa oportunidade image 5
O belga venceu 4 etapas em 2023 e venceu a Classificação por Pontos

“Sete ou oito oportunidades para os sprinters”

Além da etapa inaugural, a Philipsen prevê um total de “sete ou oito oportunidades” para os velocistas ao longo do Tour, destacando as possibilidades que o trajeto apresenta para os ciclistas especializados em velocidade. “Mas antes disso, tenho que analisar isso com mais detalhes”, pondera o belga que já venceu 9 etapas do Tour de France entre 2022 e 2024.

Conhecido por sua potência nos sprints, o belga acredita que poderá se destacar também em etapas que envolvem pequenas elevações e as chamadas etapas de transição. “Também posso gostar dessas etapas, mas isso dependerá principalmente das condições no momento”, afirma Philipsen.

Desafios nas etapas de montanha

As exigentes etapas de montanha, como La Plagne, representam um grande desafio para os velocistas.“As verdadeiras etapas de montanha, como La Plagne, por exemplo, parecem-me muito difíceis, mas no geral estou feliz”, admitiu Phlipsen.

Embora o Tour de France faça parte de seu calendário habitual, Philipsen destaca que ainda está em férias e que o planejamento completo para a temporada será definido em breve: “No momento todos ainda estão aproveitando as férias. Portanto, resta saber como será exatamente o planejamento”, finalizou o sprinter belga.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.