Campeão da Omloop Het Nieuwsblad revela passado de dificuldades e superação, “comecei a andar de bicicletas aos 18 anos”
Jan Tratnik surpreendeu e venceu a 1ª Clássica dos paralelepípedos da temporada, a Omloop Het Nieuwsblad, realizada neste sábado. O esloveno de 34 anos, integrante da Visma-Lease a Bike, relatou ao site holandês wielerflits os desafios e obstáculos que superou ao longo dos anos para conquistar esse triunfo.
A jornada de Tratnik
Durante a coletiva de imprensa após a corrida, Tratnik comentou sobre as dificuldades enfrentadas no início de sua carreira. “Olhando para trás, minha carreira não foi das mais brilhantes”, admitiu. Ele enfrentou altos e baixos, incluindo problemas de alimentação e considerou abandonar o esporte em 2013.
“Eu sofria de distúrbios alimentares. Às vezes comia demais, outras vezes de menos. Fui um pouco em todas as direções. Eu já tinha encerrado minha carreira na minha cabeça. Isso foi em 2013, quando fui parar no Tirol continental, em uma equipe pequena, a Amplatz, então tudo começou a acontecer novamente.”
“Comecei a acreditar que poderia dar certo como ciclista”, disse ele. “Espero servir de inspiração para os mais jovens, mostrando que tudo é possível.”
Conquista na Omloop Het Nieuwsblad
Tratnik venceu de forma inesperada a Omloop Het Nieuwsblad. “Estar aqui agora, me faz me sentir muito orgulhoso de mim mesmo. E me dá muita motivação para o que está por vir”, declarou. Para Tratnik, idade é apenas um número.
Início no ciclismo somente aos 18 anos
“Só comecei a andar de bicicleta aos dezoito anos. E dois anos depois pude ingressar na melhor equipe do mundo na época: a Quick-Step. Aconteceu muito rápido”, revela o esloveno que agora está com 34 anos.
“Mas quando olho para trás agora, aprendi muito mentalmente durante esse período. Pude concluir que andar de bicicleta é apenas parte da vida. Você também tem que poder aproveitar a vida, porque no dia em que você parar, a vida continuará normalmente.”
O segredo de sua vitória
Tratnik credita seu sucesso à força coletiva de sua equipe. Ele destaca que, se estivesse em qualquer outra equipe, não teria conseguido a vitória, já que os demais ciclistas da Visma-Lease a Bike fizeram um trabalho fundamental para o seu triunfo.
Tratnik também revelou que, nas últimas etapas da prova, Wout van Aert, colega de equipe, deu a Tratnik a motivação necessária para levar a vitória para casa.
“Quando um grande nome como Wout van Aert grita no seu ouvido para você dar tudo de si, isso te dá asas”, confidenciou Tratnik.