Campeão Espanhol de Estrada anuncia aposentadoria, ciclista correrá última prova da carreira neste mês
Gorka Izagirre (Cofidis), anunciou após a Paris-Tours neste domingo, que encerrará sua carreira no ciclismo profissional. O atleta de 37 anos, irmão mais velho de Ion Izagirre (Cofidis), competirá no Tour de Guangxi neste mês (15.10), marcando sua última corrida no circuito WorldTour.
Uma carreira longa e bem sucedida
Gorka Izagirre comemora hoje, 7 de outubro, seu 37º aniversário e pode olhar para trás com orgulho em uma longa e bem-sucedida trajetória no ciclismo. Sua carreira começou em 2008, quando integrou a equipe NGC Medical-OTC Industria Porte, já extinta. No final de 2009, mudou-se para a Euskaltel-Euskadi, onde sua carreira realmente decolou.
Após quatro temporadas na Euskaltel-Euskadi, Gorka passou por várias equipes: Movistar (2014-2017), Bahrain Merida (2018), Astana (2019-2021), retornando à Movistar (2022-2023) e, finalmente, encerrando sua trajetória na Cofidis (2024).
Campeão espanhol de estrada
Embora Gorka tenha se dedicado grande parte de sua carreira ao serviço dos companheiros de equipe, ele também conquistou vitórias importantes. Entre seus principais triunfos, destaca-se a vitória em uma etapa do Giro d’Italia em 2017, além do título de Campeonato Nacional de Estrada da Espanha no ano seguinte.
Além desses marcos, a lista de conquistas de Gorka Izagirre inclui a vitória geral no Tour de La Provence, o Prueba Villafranca-Ordiziako Klasika (3x) e a Klasika Primavera. Essas vitórias representam a dedicação e o talento que marcaram sua jornada no ciclismo profissional, deixando um legado admirável.