Campeão Europeu admite perda de 4kg e mudança de treinamento “não fui ciclista suficiente, fui sprinter demais”
O ano de 2024 não trouxe os resultados esperados para Fabio Jakobsen. O Campeão Europeu de 2022, agora no World Team Picnic PostNL (ex-DSM-firmenich PostNL), conquistou apenas uma vitória: a etapa de abertura do Tour da Turquia. Em entrevista à rede holandesa NOS, Jakobsen demonstrou confiança e traçou metas ambiciosas para 2025.
“No ano passado, não fui ciclista suficiente e, principalmente, fui sprinter demais. 2025 deve e será melhor”, afirmou Jakobsen.
Treinamento de força trouxe quilos extras
Durante o ano passado, Jakobsen dedicou-se ao treinamento de força para aprimorar a velocidade nos sprints. No entanto, o ganho de massa muscular resultou em aumento de peso, o que acabou sendo um fator limitante em suas performances.
“Como sempre tive que carregar quilos extras, muitas vezes começava a corrida cansado”, explicou o ciclista. Ele também destacou como o cenário das competições mudou: “As corridas evoluíram. Está ficando mais movimentado na final”.
“Não só os sprinters estão lá, mas também os companheiros de equipe dos sprinters. Como resultado, você tem que contornar cada vez mais pessoas e tem que ter pernas para isso. Você tem que se adaptar à corrida, e eu também tenho que me reinventar parcialmente.”
“Estou 4 quilos mais leve”
Jakobsen enfatizou a necessidade de equilibrar condicionamento físico e posicionamento nas corridas: “O mais importante é chegar ao final da corrida com a explosão de potência que tive no passado”.
“Então precisamos trabalhar o condicionamento físico geral e combinar isso com o posicionamento no final da corrida. Assim, chego mais revigorado para as finais e também passo os dias mais revigorado.”
Jakobsen, atualmente na Espanha, revelou uma mudança significativa em seu treinamento com menos treino de força e mais quilometragem em relação ao início de 2024:
“Em comparação com janeiro de 2024, estou 4 kg mais leve. Acho que já estou mais afiado do que antes em janeiro. Tive 2 meses perfeitos, mas ainda tenho um mês pela frente antes de começar o AlUla Tour.”
Grande círculo vermelho no Tour de France
Jakobsen também tem grandes ambições para o Tour de France. A etapa de abertura, que terá largada e chegada em Lille, é sua principal meta.
“Há um grande círculo vermelho ao redor dessa etapa. Para mim, tudo gira em torno disso. É por isso que subo na minha bicicleta e tenho que continuar fazendo isso”, finalizou com determinação o holandês.