Campeão europeu passará por grande cirurgia sem retorno definido “minhas pernas simplesmente não funcionavam”

O sprinter Fabio Jakobsen (Picnic PostNL), passará por uma cirurgia nesta quarta-feira para tratar uma restrição de fluxo na artéria pélvica de ambas as pernas. O ciclista ficará afastado das competições por tempo indeterminado.

A condição foi identificada após exames complementares, realizados depois do seu abandono na clássica Brugge-De Panne, na última quarta-feira.

“Minhas pernas simplesmente não funcionavam”

O campeão europeu em 2022, iniciou a temporada com bons resultados, conquistando 2 top 10 no UAE Tour. No entanto, o rendimento do holandês caiu ao longo das provas seguintes, levando-o a abandonar tanto o Bredene Koksijde quanto a Bruges-De Panne.

“Treinei bem neste inverno e comecei a temporada com confiança. Tive alguns bons resultados no UAE Tour e Paris-Nice, mas nos momentos cruciais e nos esforços intensivos de sprint eu tive dificuldades; minhas pernas simplesmente não funcionavam como deveriam”, revelou Jakobsen.

girodociclismo.com.br campeao europeu passara por grande cirurgia sem retorno definido minhas pernas simplesmente nao funcionavam image
Fabio Jakobsen com as cores de Campeão Europeu

“Restrição de fluxo na artéria pélvica”

Diante das dificuldades enfrentadas pelo ciclista, a equipe Picnic PostNl aprofundou as investigações médicas, chegando ao diagnóstico da restrição arterial.

“Infelizmente, após exames recentes, determinamos que Fabio tem uma restrição de fluxo na artéria pélvica. Como o diagnóstico é claro e atualmente o limita na bicicleta, ele passará por uma cirurgia para corrigir o problema”, explicou o médico da equipe, Camiel Aldershof.

O tempo de recuperação inicial será de seis semanas, durante as quais Jakobsen não poderá pedalar nem realizar atividades físicas intensas. “Enquanto isso, monitoraremos de perto sua recuperação e, assim que estiver pronto, ele começará a treinar lentamente novamente e aumentará gradualmente a intensidade”, acrescentou Aldershof.

“Um passo para trás, para dar dois para frente”

Para Jakobsen, a cirurgia representa um novo desafio em sua carreira, especialmente após a longa recuperação do grave acidente sofrido no Tour de Pologne, em 2020. Apesar disso, o ciclista permanece otimista.

“Claro, isso é um revés mental, mas agora que descobrimos a causa, tenho esperança de que uma cirurgia possa resolver isso. Às vezes, você tem que dar um passo para trás para dar dois para frente, e espero que esse seja o caso para mim agora”, afirmou o holandês.

girodociclismo.com.br campeao europeu passara por grande cirurgia sem retorno definido minhas pernas simplesmente nao funcionavam image 4
Jakobsen foi a principal vítima do grave acidente em 2020, no Tour de Pologne
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.