Thibau Nys (Baloise Lions), de 22 anos, alcançou um feito memorável ao conquistar o Campeonato Belga de Ciclocross em Heusden-Zolder. Em uma performance brilhante, Nys fez um ataque devastador na penúltima volta, garantindo a vitória de forma isolada.
Este é o seu primeiro título da modalidade na elite belga, além de ser seu segundo grande triunfo da temporada, após ter se sagrado Campeão Europeu de Ciclocross em novembro. Laurens Sweeck (Crelan-Corendon) ficou com a segunda posição, enquanto Toon Aerts (Deschaacht) completou o pódio em terceiro lugar.
Campeonato Belga com grande start list
O Campeonato Belga foi cercado de grande expectativa, com uma start list de altíssimo nível, comparável às principais etapas da Copa do Mundo. Entre os nomes mais destacados estavam Laurens Sweeck, Thibau Nys, Niels Vandeputte, Michael Vanthourenhout e Eli Iserbyt que tentava renovar seu título.
Logo após a largada, Niels Vandeputte acelerou forte com Nys enfrentando dificuldades e ficando fora dos dez primeiros. No entanto, o Campeão Europeu mostrou determinação e rapidamente recuperou terreno, alcançando a liderança ainda na primeira volta.
No grupo principal estavam Nys, Vandeputte, Vanthourenhout, Sweeck, Toon Aerts e Emiel Verstrynge, enquanto Iserbyt enfrentava dificuldades para se juntar ao pelotão líder.
Porém, a primeira movimentação mais significativa veio de Nys, que mostrou sua força em uma subida íngreme ao pedalar enquanto os outros precisaram descer da bicicleta.
Thibau Nys rode the stairs in the race! 👏👏👏 #skills pic.twitter.com/IdTdZBua94
— Cyclocross24.com (@cyclocross24) January 1, 2019
Thibau Nys e o contra-ataque decisivo
Após cerca de 45 minutos de corrida, Laurens Sweeck foi o primeiro a lançar um ataque mais forte, seguido de perto por Toon Aerts. A dupla conseguiu abrir uma pequena vantagem, mas Nys, demonstrando uma excelente leitura da corrida, rapidamente reduziu a diferença. Foi nesse momento que a final começou a se desenhar.
Nys, correndo pela equipe Baloise Lions, protagonizou um ataque fulminante, ao qual ninguém conseguiu responder. Ele se destacou com uma performance impressionante, iniciando a última volta com uma vantagem considerável de dez segundos sobre Sweeck, seu principal perseguidor. Enquanto isso, Aerts e Vandeputte travavam uma batalha acirrada pela medalha de bronze.
Um novo título para Thibau Nys
Na reta final, Thibau Nys cruzou a linha de chegada em Heusden-Zolder de forma isolada, consolidando mais uma conquista para sua jovem e promissora carreira. Além de ser Campeão Europeu, ele agora também é o Campeão Belga da temporada 2024-2025. Laurens Sweeck garantiu o segundo lugar, enquanto Toon Aerts completou o pódio em terceiro, vencendo a disputa com Vandeputte pelo bronze.
Assista a chegada
Après fait la différence dans l'avant-dernier tour,🥇 🇧🇪 Thibau Nys est devenu champion de Belgique de #cyclocross chez les élites devant🥈 🇧🇪 Laurens Sweeck et 🥉 🇧🇪 Toon Aerts#cx #veldijden pic.twitter.com/ysW4I2ntzr
— 🚴 Les Rois du Peloton 🚲 (@LRoisDuPeloton) January 12, 2025