Campeão Mundial admite fazer pela 1ª vez um treinamento em altitude, dinamarquês não acredita no benefício do método
Mads Pedersen, Campeão Mundial em 2019, tem sido um dos ciclistas mais consistentes e temidos do pelotão nos últimos anos. Em 2024, ele alcançou 12 vitórias, incluindo 3 etapas e a Classificação Geral do Tour de La Provence em fevereiro.
Além disso, o dinamarquês bateu Mathieu van der Poel, ao vencer a clássica belga Gent-Wevelgem em março e a primeira etapa do Critérium du Dauphiné em junho. Apesar desses triunfos, o ciclista ainda busca realizar seu maior objetivo: conquistar um Monumento. Essa meta já foi definida como seu principal foco para a temporada de 2025.
Treinamentos em altitude em 2025
Para alcançar seu objetivo, Pedersen considera adotar uma estratégia até então evitada: o treinamento em altitude. Este treinamento significaria algo, como viver no topo de uma montanha por pelo menos três semanas, para obter um efeito benéfico do ar rarefeito lá em cima. Embora relutante, ele admite que pode ser a hora de experimentar algo novo.
“O próprio Mads declarou publicamente que, embora seu treinador lhe diga que ele tem que fazer isso, ele não quis”, revelou o próprio treinador, Mattias Reck, com um sorriso, ao jornal dinamarquês Ekstra Bladet.
Ainda assim, as conversas sobre a possibilidade estão em andamento, conforme revelou o treinador. “Tenho certeza que em algum momento faremos um Training Camp de altitude de verdade. Mads disse: ‘Ok, em algum momento vamos tentar.’”
A hesitação de Pedersen está relacionada à incerteza sobre os benefícios reais desse tipo de treinamento. “É porque tenho dúvidas sobre o que isso realmente pode trazer. Os ciclistas reagem de maneira muito diferente aos treinamentos em altitude”, admitiu Reck.
Treinamento em altitude prejudicaria temporada
Nos últimos anos, Pedersen evitou o treinamento em altitude por acreditar que isso poderia comprometer sua temporada. No entanto, tanto o ciclista quanto seu treinador reconhecem que é hora de explorar alternativas.
“Se Mads está aberto a isso, então temos que fazê-lo. Porque até agora não exploramos esta opção, e se isso o fizer perder só mais um quilo, talvez ajude, mas não tenho certeza, então não quero correr esse risco. Vai acontecer em algum momento, mas não sei quando ou em que ano ainda”, afirmou Reck.
Pedersen perto da vitória em Monumentos em 2024
Apesar de ainda não ter vencido um Monumento, Pedersen mostrou grande potencial este ano, terminando em 4º na Milan-Sanremo e em 3º na Paris-Roubaix. Esses resultados reforçam que possivelmente pequenos ajustes podem significar sua primeira vitória em um Grand Tour.