Campeão Mundial de Gravel: “Acho que ainda é ciclismo de estrada”, sobre a 9ª etapa do Tour de France 2024
Matej Mohoric é indiscutivelmente um dos ciclistas mais talentosos no pelotão, tendo conquistado recentemente o título de Campeão Mundial de Gravel. Contudo, ele não parece apoiar a ideia de uma etapa com cascalhos no Tour de France de 2024.
“Eu não tenho certeza. Acho que ainda é ciclismo de estrada. Eu entendo que a maioria dos caras, especialmente os da GC, dedicam meses de trabalho nisso e para um furo ou acidente arruinar ou limitar suas chances, é uma situação um pouco complicada”, disse Mohoric ao site americano Cyclingnews.
“Não tenho certeza se o gravel tem lugar em um Grand Tour. “Talvez eles pudessem pelo menos descobrir uma regra para não usá-lo no GC, mas por outro lado, talvez o GC seja uma recompensa para o ciclista mais completo, então é uma discussão, é uma discussão aberta, os organizadores devem decidir.”
Embora Mohoric não tenha interesse em competir pela camisa amarela, ele expressa preocupações em relação aos 32 quilômetros de terreno acidentado na nona etapa do Tour do próximo ano, temendo que possa desencadear o caos. Embora o espetáculo seja promissor, os acidentes representam um risco específico e os furos nos pneus são quase inevitáveis.
Isso pode causar contratempos importantes para os ciclistas do grupo de liderança, prejudicando o desenvolvimento da corrida, conforme sua perspectiva. Vale mencionar que o ciclista esloveno terá dois compatriotas na disputa pela vitória em Nice, Tadej Pogacar e Primoz Roglic.
“Ainda não verifiquei detalhadamente. Mas não me importo com o estágio de cascalho ali. Só sei que com cascalho sempre há caos, então posso me dar ao luxo de não me importar com o GC e posso correr mais riscos para tentar explorar a oportunidade”, diz ele.
“Meu objetivo será buscar vitória na etapa novamente, então, esperançosamente, haverá chances de rupturas”, finaliza o Campeão Mundial de Gravel.