Campeão Mundial detalha desempenho de Remco Evenepoel “ele foi feito para uma bicicleta de Contrarrelógio”
Neste domingo, o Campeonato Mundial de Contrarrelógio traz grandes expectativas em Zurique, com Remco Evenepoel buscando prolongar seu reinado como campeão por mais um ano. Desde que o holandês Tom Dumoulin conquistou o Campeonato Mundial de Contrarrelógio em 2017, em Bergen, na Noruega, ele se aposentou das competições e passou a atuar como analista.
Em entrevista ao site holandês Wielerflits, Dumoulin fez uma análise detalhada sobre o desempenho de Remco Evenepoel no Contrarrelógio.
“Ele é terrivelmente aerodinâmico”
O ex-campeão mundial, não economizou elogios ao talentoso belga, destacando sua impressionante postura aerodinâmica.
“O que mais me impressiona é que ele é terrivelmente aerodinâmico. Evenepoel foi feito para uma bicicleta de Contrarrelógio. Ele consegue posicionar a cabeça entre os ombros de maneira perfeita, o que, combinado com sua alta potência, o torna extremamente eficiente”, comentou Dumoulin.
“Evenepoel pode ser dois minutos mais rápido”
Dumoulin explicou que, embora a potência de Evenepoel não seja tão alta quanto a de ciclistas como Filippo Ganna, ele compensa isso com uma combinação ideal de força e aerodinâmica.
“Evenepoel pode ser dois minutos mais rápido. Não se trata apenas de quem produz mais watts, mas de quem consegue unir isso à melhor aerodinâmica. Esse é o verdadeiro segredo do Contrarrelógio, e Remco é excepcional nisso”, afirmou o ex-campeão.
Pogacar e Vingegaard superam Evenepoel nas subidas
No entanto, Dumoulin ressaltou que a habilidade de Evenepoel em cortar o vento, que é fundamental no plano, perde a sua importância em subidas.
“Nas subidas, a aerodinâmica quase não conta mais. Tudo se resume à relação peso-potência. É por isso que, em terrenos montanhosos, vemos ciclistas como Jonas Vingegaard e Tadej Pogacar superarem Evenepoel”, finalizou Tom Dumoulin.