Campeão suíço de Mountain Bike inocentado após acusações de doping, ciclista enfrentará Tom Pidcock neste fim de semana
Mathias Flückiger foi exonerado de quaisquer violações das regras antidoping relacionadas a um resultado analítico adverso em 2022. O ciclista suíço testou positivo para vestígios de zeranol em 5 de junho de 2022, pouco antes de vencer a Copa do Mundo em Leogang.
Após o resultado, Flückiger foi suspenso provisoriamente, perdendo os Campeonatos Europeu e Mundial, além da última rodada da Copa do Mundo de Mountain Bike em 2022.
Resultado atípico
Quatro meses depois, o Swiss Olympic levantou a suspensão, determinando que a descoberta deveria ter sido classificada como “atípica” em vez de positiva, pois a quantidade encontrada na amostra estava abaixo do limite de detecção e não deveria ter desencadeado uma suspensão provisória.
“É um sucesso intermediário em direção à justiça e à verdade”, escreveu Flückiger no Instagram após a suspensão ser levantada. “A incerteza constante, os meses de espera, as acusações infundadas devem finalmente chegar ao fim. Agradeço a todos que me apoiaram neste momento extremamente difícil e àqueles que não me prejulgaram!”
Jogos Olímpicos de Paris passam a ser uma possibilidade
Flückiger conseguiu convencer as autoridades antidoping suíças de que o resultado positivo poderia ter sido devido à contaminação alimentar, com base na análise de cabelo e em um perfil normal de esteróides em seu Passaporte Biológico de Atleta (ABP). Os controles antidoping realizados seis dias antes e cinco dias depois não mostraram vestígios da droga.
Embora o ciclista de 35 anos tenha sido autorizado a continuar competindo, ele só foi totalmente inocentado de qualquer violação das regras antidoping nesta sexta-feira.
Essa decisão abre as portas para Flückiger retornar aos Jogos Olímpicos, depois de conquistar a medalha de prata atrás de Tom Pidcock em Tóquio.
Ambos os ciclistas vão competir na Copa do Mundo em Nove Mesto neste fim de semana.