Ahmet Örken não conseguiu completar a segunda etapa do Tour da Turquia nesta segunda-feira. Contudo, o ciclista de 30 anos não abandonou a corrida devido a uma queda ou doença, mas sim porque foi desclassificado pelo júri da competição. O motivo foi um desentendimento com outro ciclista durante o percurso, resultando em um confronto físico, no qual Örken desferiu um soco em um adversário.
Örken é visto como um dos melhores ciclistas turcos há quase dez anos. O atleta já se sagrou nove vezes campeão nacional de Contrarrelógio e também se sagrou campeão turco de estrada em 2019. Ele também venceu etapas do Tour of Qinghai Lake, do Tour da Sérvia e do Tour do Marrocos. Örken atualmente compete pela equipe continental de ciclismo Spor Toto.
Örken conta sua versão do ocorrido no X, antigo Twitter.. “Durante a corrida, um ciclista me bateu no estômago porque eu não queria ceder. Então reagi por uma espécie de reflexo. Porém, não consegui me defender. Não fui ouvido, até porque o outro ciclista faz parte de uma equipe profissional de ciclismo.”
“Admito que cometi um erro, mas acho uma pena que o outro piloto não tenha sido punido. Esta é a primeira vez, que tenho que sair mais cedo da Volta à Turquia. Isto é realmente lamentável. Gostaria de pedir desculpas e desejar boa sorte aos meus companheiros.”