Campeonato Holandês vive impasse: órgão ambiental não quer “sinos, apitos, helicópteros, e público correndo” no Campeonato Nacional
A Federação Holandesa de Ciclismo (KNWU) estava muito ansiosa pelo “belo festival de ciclismo num local central do país” e o município de Arnhem também. Mas há críticas de muitos lados sobre a ideia de enviar o pelotão para a subida Posbank, um local de natureza exuberante.
Agora que a associação Natuurmonumenten não quer “sinos, apitos, helicópteros, público a correr e a gritar no meio de uma natureza vulnerável” os problemas se acumulam, informa o site Omroep Gelderland.
Competição acontecerá em junho
O Campeonato Holandês de Ciclismo será organizado no domingo, 23 de junho de 2024, em Arnhem. A largada e a chegada das corridas de rua são na cidade de Gelderland, enquanto o percurso consiste em grande parte em um circuito com diversas passagens no Posbank. A subida está localizada na província de Gelderland e no extremo sul de Veluwezoom, nos arredores de Rheden.
Organização acredita que é possível
Thijs Rondhuis da Courage Events, organizador do campeonato, afirma que percebe que a corrida passa por uma zona vulnerável e está convencido de que os Campeonatos Nacionais podem ser organizados no Posbank:
“Este Campeonato Nacional de Ciclismo será, portanto, realizado no mais sustentável organizado desta forma, porque o KNWU atribui grande valor à natureza e ao futuro dos Países Baixos.”
Rondhuis não quer antecipar se um Campeonato Nacional poderá ser realizado sem, por exemplo, público, helicópteros, carros de apoio e poluição sonora.
“Criamos um grupo de trabalho para este fim, incluindo os municípios de Rheden, Rozendaal e Arnhem. Esse grupo reunir-se-á na próxima quarta-feira. Os requisitos do Natuurmonumenten serão então discutidos.”