Tadej Pogacar (Eslovênia) conquistou de forma impressionante o título de campeonato mundial em Zurique. O esloveno avançou um pouco mais de 100 km da linha de chegada e percorreu os últimos 52 km sozinho. Ben O’Connor (Austrália)garantiu a medalha de prata, enquanto o sprint pelo terceiro lugar foi vencido por Mathieu van der Poel (Holanda), que ficou com o bronze.
A fuga do dia com Rui Oliveira
Um grupo inicial com 4 ciclistas abriu a fuga do dia, na prova com 274 quilômetros de distância e 4.470 metros de altimetria na região de Zurique, na Suíça . Esse grupo acabou sendo encorpado com mais dois atletas e com 50km após a largada a fuga era composta por 6 ciclistas.
Silvan Dillier (Suíça), Tobias Foss (Noruega), Simon Geschke (Alemanha), Rui Oliveira (Portugal), Piotr Pekala (Polônia), Luc Wirtgen (Luxemburgo) Markus Pajur (Estônia) e Roberto Gonzalez (Panamá) protagonizaram a fuga inicial do dia.
João Almeida abandona o Campeonato Mundial
Apesar de Rui Oliveira estar bem posicionado na fuga do dia, com mais de 100km de prova percorrida, o capitão da equipe, João Almeida (UAE Team Emirates), foi obrigado a abandonar a competição. João sofreu um acidente, com aproximadamente 60km de prova.
O ciclista de Caldas da Rainha, conseguiu retornar ao pelotão, no entanto, devido aos ferimentos decorrentes da queda, o ciclista foi obrigado a descer da bicicleta.
Ataque no pelotão alcança a fuga
Com 120 km para o final, um grupo perseguidor se formou com 10 ciclistas. Laurens De Plus (Bélgica), Jan Tratnik (Eslovênia), Mattia Cattaneo (Itália), Magnus Cort Nielsen (Dinamarca), Pavel Sivakov (França), Jay Vine (Austrália), Kevin Vermaerke (Estados Unidos), Johannes Staune-Mittet (Noruega) e Florian Lipowitz (Alemanha).
Eles conseguiram se destacar do pelotão, alcançar a fuga e com aproximadamente 100 km para a chegada um grande grupo de 16 ciclistas passou a liderar a competição com 2min 40seg de vantagem.
Ataca Tadej Pogacar
Com 100km para a chegada o momento que poderia decidir o Campeonato Mundial. Muito antes do esperado Tadej Pogacar acelerou forte e deixou o pelotão para trás. Inicialmente o esloveno foi acompanhado por Quinn Simmons e Andrea Baggioli, no entanto, o americano e o italiano não suportaram o ritmo de Pogacar.
@valterdohnert Tadej Pogacar ataca Campeonato Mundial de Zurique
♬ som original valterdohnert
Após o ataque, Jan Tratnik, que estava na fuga, retornou para auxiliar Tadej Pogacar e levá-lo em direção à fuga, que estava a cerca de 45seg da dupla eslovena.
Com 90km para a chegada, Pogacar alcança a fuga inicial e a Bélgica passa a liderar o pelotão iniciando uma perseguição à Tadej Pogacar e a fuga inicial que havia sido incrementada por outros 9 ciclistas.
Ataque definitivo
Após alcançar a fuga, acontece o ataque definitivo. Pogacar ataca a fuga, sendo inicialmente acompanhado por Pavel Sivakov.
No entanto, o russo naturalizado francês, não consegue acompanhar o fenômeno que inicia, com 50 km para o fim um voo solo, com cerca de 1min 20seg de vantagem sobre o pelotão.
Enquanto isso, no reduzido pelotão, uma série de ataques e contra ataques aconteciam, com Ben Healy (Irlanda) e Toms Skujins (Letônia) conseguindo abrir uma vantagem ao pequeno pelotão, que incluía os favoritos Remco Evenepeoel e Mathieu van der Poel, de mais de 20 segundos.
Últimos quilômetros
A 16km da chegada, Enri Mas e Marc Hirschi alcançaram Healy e Skujiņs. Em seguida, Van der Poel, Evenepoel e O’Connor se uniram a esse quarteto. De repente, sete ciclistas passaram a perseguir Pogacar, que pareciam estar enfrentando dificuldades. Sua vantagem caiu para menos de 40 segundos.
No entanto, o esloveno se recuperou. Ele ampliou novamente a vantagem, deixando claro, a dez km do final, com os perseguidores passando a lutar pelo segundo lugar. Na última subida, Hirschi, Healy e Skujiņs procuraram atacar sucessivamente. Depois disso, todos ficaram unidos novamente.
Com 1,5km para a chegada, com a vitória de Tadej Pogacar garantida, a surpresa com o ataque de Ben O’Connor que atacou o grupo de forma surpreendente para não ser alcançado.
Assim, Pogacar cruzou a linha de chegada em primeiro lugar. Ben O’Connor termina logo atrás, com o sprint pelo terceiro lugar sendo foi iniciado cedo por Skujiņs, mas Van der Poel conseguiu superar o letão e conquistar o bronze.
Assista a chegada
@valterdohnert Tadej Pogacar Campeão Mundial de Ciclismo 2024
♬ original sound – valterdohnert