Campeonato Mundial de Ciclocross: Fem van Empel é Tricampeã Mundial, confira os resultados e a chegada
A ciclista holandesa Fem van Empel conquistou seu terceiro título consecutivo no Campeonato Mundial Feminino de Ciclocross em Liévin, na França. Em uma prova marcada por emoção e reviravoltas, Van Empel superou Lucinda Brand em um duelo intenso. Puck Pieterse completou o pódio totalmente holandês na terceira posição.
Uma competição imprevisível
O Campeonato Mundial de Ciclocross Feminino prometia uma disputa acirrada, sem uma clara favorita na preparação para a prova. A então campeã, Fem van Empel, cometeu alguns erros em corridas anteriores, deixando a disputa aberta para Lucinda Brand, Puck Pieterse e Kata Blanka Vas, todas de olho na camisa arco-íris.
O início com forte presença holandesa
Desde os primeiros momentos da prova, a seleção holandesa se destacou, mas foi a francesa Amandine Fouquenet quem teve a melhor largada. Rapidamente, Pieterse, Van Empel e Ceylin del Carmen Alvarado assumiram as primeiras posições, com Vas e Brand logo atrás. Pieterse foi a primeira a atacar, superando Fouquenet e tentando abrir vantagem.
Van Empel reagiu prontamente, tomou a liderança e aumentou o ritmo. O duelo entre a atual campeã e a campeã holandesa se intensificou, com Van Empel conseguindo alguns metros de vantagem sobre Pieterse. Enquanto isso, Brand tentava reduzir a diferença, mantendo-se na luta.
O duelo entre Van Empel e Brand
Na 2ª volta, Brand demonstrou força e conseguiu se aproximar de Pieterse, formando um trio na disputa pela liderança. Em um movimento ousado, Brand optou por não trocar de bicicleta no posto de assistência e lançou um ataque.
Van Empel respondeu rapidamente, enquanto Pieterse enfrentava dificuldades para manter o ritmo. Pouco depois, Brand assumiu a liderança momentaneamente, mas a prova seguiu indefinida.
Na 3ª volta, Pieterse não conseguiu sustentar sua aceleração e perdeu contato com as líderes. Van Empel e Brand passaram a duelar diretamente pelo título, com a vantagem alternando entre as duas.
A decisão na volta final
No início da última volta, Brand tinha uma pequena vantagem de quatro segundos. Van Empel, no entanto, não desistiu e, com grande esforço, conseguiu se recuperar e se colocar lado a lado com Brand. O duelo se intensificou nos metros finais, com Van Empel assumindo a liderança no momento decisivo.
Aproveitando um erro de Brand em uma pequena rampa, Van Empel abriu vantagem nos últimos metros e cruzou a linha de chegada como tricampeã do mundo.
Lucinda Brand terminou em 2º lugar, enquanto Puck Pieterse, um minuto depois de Van Empel, garantiu a 3ª colocação no pódio. Com essa vitória, Fem van Empel reafirma sua soberania no Ciclocross e segue como a grande referência da modalidade.
Assista a chegada
Fem van Empel 🇳🇱 a été sacrée championne du monde de #cyclocross après avoir pris le meilleur sur Lucinda Brand 🇳🇱, qui a commis une faute avant la dernière ligne droite. Puck Pieterse 🇳🇱 a complété le podium. #Lievin2025#cx #veldrijden pic.twitter.com/vNvPvuVFjY
— 🚴 Les Rois du Peloton 🚲 (@LRoisDuPeloton) February 1, 2025