Campeonato Mundial de Estrada Feminino: Lotte Kopecky é Bicampeã Mundial, confira os resultados e a chegada
Lotte Kopecky venceu o Campeonato Mundial de Estrada pela 2ª vez, em uma emocionante prova realizada em difíceis condições em Zurique.
A ciclista belga parecia ter poucas chances de garantir sua segunda camisa arco-íris consecutiva, mas voltou à disputa de forma impressionante para garantir o título. Chloé Dygert (Estados Unidos) ficou com a prata, enquanto Elisa Longo Borghini (Itália) conquistou o bronze.
Uma Competição Intensa em Terreno Desafiador
A prova feminina começou sob condições particularmente chuvosas em Uster. Os ciclistas inicialmente completaram uma volta relativamente plana em Greifensee, antes de seguirem para o circuito local de 26,8km em Zurique, que deveria ser percorrido mais quatro vezes.
O percurso incluiu duas subidas difíceis no início da volta: a Zürichbergstrasse (1,1 km a 7,4%) e a Witikonerstrasse (3,5 km a 4,4%). Após essas subidas, havia um trecho plano de dez km, uma descida e uma subida menos difícil de 1,5 km, com 5% de inclinação. O final da volta consistia em mais cinco quilômetros em leve descida até a linha de chegada.
Fugas ousadas
Após um minuto de silêncio em homenagem à suíça Muriel Furrer, a competição começou de forma rápida, com a suíça Caroline Baur iniciando o primeiro ataque significativo, sendo acompanhada por Sara Martín, da Espanha, e Nina Berton, de Luxemburgo. A diferença chegou a dois minutos, mas o grupo acabou sendo neutralizado antes da primeira subida do dia.
Lotte Kopecky iniciou sua primeira tentativa de ataque a 118 km da chegada, mas logo desistiu. Em seguida, um grupo de onze ciclistas conseguiu se destacar, formando uma fuga perigosa com nomes como Riejanne Markus e Mischa Bredewold pela Holanda, além de Justine Ghekiere pela Bélgica.
No entanto, as equipes da Polônia e dos Estados Unidos, não representadas no grupo, conseguiram controlar a diferença e o pelotão acabou alcançando as fugitivas.
Uma nova fuga foi formada com 4 ciclistas pouco antes do início da última volta, a vantagem do quarteto de fuga, que incluía Marianne Vos, Riejanne Markus, Ruby Roseman-Gannon e Justine Ghekiere, chegou a um minuto, mas acabou novamente sendo neutralizado pero do fim.
Últimos quilômetros e a consagração de Lotte Kopecky
Nos últimos 5km, Longo Borghini atacou novamente, abrindo uma vantagem significativa, mas foi neutralizada por Vollering. Com seis ciclistas ainda na disputa pelo título mundial, Lotte Kopecky, após ficar sem muito destaque durante a prova, em um momento aparentemente inesperado, conseguiu assumir o controle do sprint final.
Com uma arrancada longa e convincente, Kopecky garantiu a vitória, enquanto Dygert ficou com a prata e Longo Borghini com o bronze.
Assista a chegada
@valterdohnert Lotte Kopecky – Campeonato Mundial de Estrada
♬ original sound – valterdohnert