Campeonato Mundial de Gravel, Mathieu van der Poel é Campeão Mundial, confira os resultados e a chegada
Mathieu van der Poel adicionou mais um título ao seu impressionante currículo ao vencer o campeonato mundial no saibro. O ciclista holandês se destacou na final ao atacar com Florian Vermeersch, deixando a belga para trás a 13 km da chegada. Van der Poel completou a prova em uma vitória solo impressionante, enquanto Vermeersch ficou com a medalha de prata e Quinten Hermans garantiu o bronze.
Crescimento do Gravel e uma competição acirrada
O interesse crescente pelo Gravel ficou evidente na Copa do Mundo, atraindo grandes nomes do ciclismo de estrada. Entre os competidores estavam Mathieu van der Poel, Jasper Stuyven e o então campeão Matej Mohoric.
A prova de 180 km começou em Halle e terminou em Leuven, com os primeiros quilômetros dominados por um pelotão compacto. Após cerca de uma hora, o grupo principal foi reduzido a cerca de 40 ciclistas, e 7 se destacaram como líderes, incluindo Van der Poel, Mohoric, Tiesj Benoot, Stuyven, Gianni Vermeersch, Florian Vermeersch e o Mountain Biker Kevin Panhuyzen.
Múltiplos ataques de Van der Poel
Van der Poel iniciou uma série de ataques a 115 km da chegada, destacando-se do grupo. Jasper Stuyven tentou acompanhá-lo, mas acabou sendo envolvido pelo grupo de perseguição, que tinha cerca de 20 ciclistas.
Pouco depois, Van der Poel ataca novamente, e o grupo perseguidor foi reduzido para nomes como Mohoric, Stuyven, Hermans, Gianni e Florian Vermeersch, além de outros ciclistas.
Com 60 quilômetros para a chegada, Van der Poel volta a atacar, desta vez acompanhado por Connor Swift. Mohoric, Stuyven, Hermans e ambos Vermeersch conseguiram se juntar novamente, formando um grupo de 7 ciclistas para os últimos quilômetros.
Florian Vermeersch realiza o ataque decisivo a 40 quilômetros do fim, Van der Poel respondeu rapidamente, e os dois abriram uma diferença significativa em relação ao grupo perseguidor.
Van der Poel e o ataque final
Em uma pequena subida, a 13 km para o final da prova, Van der Poel sacramenta a vitória ao acelerar novamente, deixando Vermeersch para trás. Com uma vantagem crescente, ficou claro que o holandês garantiria a vitória.
@valterdohnert Mathieu van der Poel ataca – UCI Gravel World Championship
♬ original sound – valterdohnert
A diferença entre os dois ciclistas já era de mais de 30 seg a 10km da linha de chegada, e Van der Poel aumentou a vantagem, para cruzar a linha de chegada com tranquilidade e celebrar seu 8º título mundial entre os profissionais, desta vez no Gravel.
Florian Vermeersch garantiu a medalha de prata, enquanto a disputa pelo bronze envolveu Swift, Matej Mohoric, Jasper Stuyven, Quinten Hermans e Gianni Vermeersch. Após um longo duelo nas ruas de Leuven, Hermans levou a melhor no sprint final, ficando em terceiro lugar, seguido por Stuyven e Gianni Vermeersch.
Assista a chegada de Mathieu van der Poel
@valterdohnert Mathieu van der Poel – Gravel World Champion 2024
♬ som original valterdohnert