Campeonato Mundial de Revezamento Misto: Austrália vence por menos de 1 segundo, confira os resultados
A Austrália venceu o Campeonato Mundial de Revezamento Misto de 2024. A prova, que combinou três ciclistas homens e três mulheres, foi vencida pelos australianos após 1h15min de disputa. Brodie Chapman e Grace Brown, lideraram a equipe feminina após o trabalho composto por Michael Matthews, Ben O’Connor e Jay Vine no momento masculino.
A vitória foi apertada, com apenas 85 centésimos de segundo separando os australianos da Alemanha, a 2ª colocada. A equipe italiana que fechou o pódio na 3ª colocação, também chegou muito próxima, ficando a menos de 8 segundos do título.
Um percurso desafiador
O Campeonato Mundial de Ciclismo de 2024 chegou a sua metade, com o Revezamento por Equipes Mistas. As equipas tiveram que percorrer a distância de 53,7 km com 948 metros de altitude, distribuídos em duas voltas de 26,85 km ao redor de Zurique.
A prova teve o seu formato característico, com três homens iniciando o percurso e, após a chegada do segundo ciclista, as três mulheres largavam para completar a prova, que teve somente 20 equipes participantes. Tradicionais equipes, como Holanda e Bélgica optaram por não competir.
Dificuldades durante a prova
As dificuldades começaram logo nas primeiras subidas, com vários trios masculinos enfrentando desafios para se manterem juntos. A primeira metade da prova foi marcada por problemas técnicos e quedas, como o caso da equipe afegã, que teve um ciclista afastado por problemas na corrente e outro que caiu na grama.
A confusão aumentou com erros no sistema de cronometragem, que afetaram a largada de algumas equipes, como a da Argélia e do Centro Mundial de Ciclismo, que passaram por complicações no início da competição.
Emoção no estágio e a vitória australiana
Com a aproximação das 16h (hora local), as principais nações, como Alemanha, Itália, Dinamarca e França, entraram em ação. A Alemanha, com uma equipe masculina forte liderada por Maximilian Schachmann, começou a se destacar, mas os australianos, com um trio de homens potentes, foram consistentes na segunda metade da prova.
Já as mulheres protagonizaram o clímax da competição. Grace Brown, mesmo após ter acelerado forte que acabou prejudicando sua companheira Ruby Roseman-Gannon, manteve um desempenho de alto nível ao lado de Brodie Chapman para a equipe australiana.
A batalha pelo ouro tornou-se uma disputa direta entre Alemanha, Itália e Austrália. As alemãs Liane Lippert e Antonia Niedermaier colocaram um ritmo forte, mas foram superadas pelas australianas por uma margem mínima de 85 centésimos de segundo.
O suspense permaneceu até a chegada das italianas Elisa Longo Borghini e Gaia Realini, que terminaram a prova a apenas oito segundos das campeãs. Com isso, a Austrália conquistou seu primeiro título mundial no Revezamento por Equipes Mistas.