Campeonato Português de Estrada, Rui Costa vence em sprint reduzido, confira os resultados
Rui Costa (EF Education-EasyPost), venceu neste domingo Campeonato Nacional de Estrada. Demonstrando ser o mais forte entre os quatro competidores que disputaram a subida final até ao Castelo de Santa Maria da Feira, Rui Costa vestirá mais uma vez a camisa de campeão nacional.
Rui Oliveira (UAE Team Emirates) finalizou na 2ª posição e Luís Gomes (Gi Group Holding-Simoldes-UDO) completou o pódio na 3ª posição.
Difícil percurso
A competição, com um percurso de 164,1 km, começou a definir-se logo cedo. Aos 17 km, Ivo Oliveira (UAE Team Emirates), campeão de 2023, lançou um forte ataque que começava a definir o resultado da prova.
Nove ciclistas formaram a frente de corrida, juntando-se a Ivo Oliveira: Rui Oliveira (UAE Team Emirates), Rui Costa (EF Education-EasyPost), Joaquim Silva e Tiago Antunes (Efapel Cycling), Afonso Silva e Diogo Barbosa (AP Hotels & Resorts-Tavira-SC Farense), e Luís Gomes (Gi Group Holding-Simoldes-UDO).
António Morgado com duas trocas de bicicleta
No pelotão, António Morgado (UAE Team Emirates), prejudicado por duas trocas de bicicleta, e as equipes ABTF Betão-Feirense, Rádio Popular-Paredes-Boavista, e Sabgal-Anicolor, sem representantes na fuga, tentaram buscar a fuga, porém sem sucesso. Apesar da diferença ser inferior a um minuto durante vários quilômetros, faltou força de trabalho no pelotão para reduzir a distância.
Assim, foi o grupo de nove ciclistas que disputou o título. A seleção natural foi acontecendo ao longo dos quilômetros, com Ivo Oliveira desempenhando um papel importante. As suas acelerações reduziram a frente de corrida a cinco ciclistas: ele próprio, o irmão gêmeo Rui Oliveira, Rui Costa, Afonso Silva e Luís Gomes.
Ivo Oliveira fica para trás após grande trabalho
Na entrada para a última das seis voltas, Ivo Oliveira ficou para trás, deixando a disputa final para os quatro restantes corredores. O quarteto poupou-se para a subida final, 700 metros de paralelepípedo culminando no Castelo da Feira.
Rui Costa demonstrou a sua superioridade na subida, cruzando a meta na primeira posição. Rui Oliveira chegou em segundo lugar, a dois segundos, e Luís Gomes ficou em terceiro, a 11 segundos.