Canyon Grail CFR, conheça a bicicleta Campeã Mundial de Gravel de Mathieu van der Poel

Mathieu van der Poel conquistou o Campeonato Mundial Masculino de Gravel da UCI de 2024, utilizando uma Canyon Grail CFR pintada sob medida. A vitória destaca ainda mais sua habilidade em terrenos técnicos e a sua escolha adequada do equipamento para o difícil percurso deste ano.

girodociclismo.com.br canyon grail cfr conheca a bicicleta campea mundial de gravel de mathieu van der poel image 2
Pintura exclusiva na bicicleta do Campeão Mundial

Mudanças no cenário do Campeonato Mundial de Gravel

O Campeonato Mundial de Gravel de 2022 gerou polêmica quando alguns ciclistas, incluindo Van der Poel, optaram por usar bicicletas de estrada, com pequenas modificações para o cascalho fino da Itália. Porém, o percurso de 2024 era muito técnico, exigindo o uso de bicicletas específicas para gravel.

Van der Poel reconheceu a dificuldade do percurso. “O percurso é bastante acidentado em alguns pontos, principalmente na parte do meio.” Essa mudança de cenário levou a maioria dos ciclistas a escolher bicicletas de Gravel, como a Canyon Grail CFR utilizada por Van der Poel, mantendo, porém, algumas semelhanças com as bicicletas de estrada.

girodociclismo.com.br canyon grail cfr conheca a bicicleta campea mundial de gravel de mathieu van der poel image 4

Canyon Grail CFR

A Canyon Grail é a bicicleta de Gravel de alto desempenho da marca alemã. Ela possui uma geometria um pouco mais agressiva em comparação com a Canyon Grizl, modelo inferior, além de contar com um quadro leve e aerodinamicamente otimizado.

girodociclismo.com.br canyon grail cfr conheca a bicicleta campea mundial de gravel de mathieu van der poel image 5

Shimado Dura-Ace R9270 Di2

Em vez de optar pelo grupo Shimano GRX, específico para Gravel, Van der Poel escolheu o que já conhece bem: um grupo Shimano Dura-Ace R9270 Di2 completo, o mesmo que costuma usar em suas bicicletas de estrada. A única alteração foi nas coroas: sua combinação usual de 54/40 dentes foi substituída por uma coroa externa menor, de 52 dentes.

Oficialmente, essa coroa deve ser combinada com uma de 36 dentes, mas acredita-se que ele tenha usado uma de 39 dentes.

girodociclismo.com.br canyon grail cfr conheca a bicicleta campea mundial de gravel de mathieu van der poel image 1

Cockpit Canyon CP0039

Van der Poel utilizou o cockpit de carbono integrado Canyon CP0039, que vem como padrão em construções Grail de ponta. Ele é aerodinâmico otimizado e ligeiramente curvado para baixo, o que a Canyon alega ajudar a melhorar a conformidade.

girodociclismo.com.br canyon grail cfr a bicicleta campea mundial de gravel de mathieu van der poel image 3

As regras de ângulo dos manetes da UCI ainda se aplicam, mas os ciclistas ainda podem optar por configurações de aparência mais agressiva.

girodociclismo.com.br canyon grail cfr conheca a bicicleta campea mundial de gravel de mathieu van der poel image 8

Rodas sem marca específica

As rodas utilizadas eram compostas por cubos Dura-Ace presos a aros sem marca, possivelmente da linha de bicicletas de gravel da Shimano, que oferecem maior largura interna.

Atualmente, o único conjunto de rodas de gravel de ponta que a Shimano fabrica, são as rodas GRX Carbon e os aros da bicicleta do MVDP pareciam mais profundos do que esses aros GRX de 32 mm, em torno de 40-50 mm.

girodociclismo.com.br canyon grail cfr a bicicleta campea mundial de gravel de mathieu van der poel image 1

Pneus lisos e pressão relativamente alta

Van der Poel optou pelos pneus Vittoria Terreno Zero, com largura de 38 mm. Esses pneus são os mais lisos da linha de gravel da Vitória, adequados para as condições secas do percurso.

O mecânico da Alpecin revelou que Van der Poel não utilizou insertos nos pneus, preferindo uma pressão relativamente alta de 3,5 bar (50 psi), uma escolha que pode parecer elevada, mas que foi aplicada para garantir a configuração mais rápida possível, considerando as condições do terreno.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.