Capitão da Red Bull Bora deixa equipe e desabafa “não me ouviram quando eu estava doente”, assista o vídeo

Sergio Higuita está pronto para uma nova fase em sua carreira. Após 3 anos competindo pela equipe alemã Red Bull BORA-Hansgrohe, Higuita decidiu mudar de ares e se juntar à cazaque Astana, em busca de uma renovação tanto pessoal quanto profissional.

Essa decisão, segundo o próprio atleta, vem de uma série de experiências frustrantes e um desejo de reencontrar seu melhor desempenho nas competições.

“Eles não me ouviram quando eu estava doente”

Em uma entrevista ao canal Ciclismo Internacional, Higuita revelou detalhes sobre os desafios que enfrentou desde 2022. O colombiano, de 27 anos, destacou a falta de apoio e comunicação da BORA nos momentos em que mais precisava de ajuda. “No ano passado, comecei a ter problemas de saúde e foi aí que comecei a me sentir sozinho”, afirmou.

Ele criticou a forma rígida como a equipe lidou com suas dificuldades: “Não havia uma boa comunicação comigo, eles não me ouviram quando eu estava doente, quando as coisas tinham que ser mudadas, eles não permitiram”.

girodociclismo.com.br image 61
O ano de 2022 começou promissor para Higuita, o colombiano venceu o Campeonato Nacional e a 5ª etapa da Volta ao Algarve

“Eles achavam que era uma desculpa para não correr”

Os problemas de saúde mencionados por Higuita derivaram de uma forte alergia, diagnosticada pela equipe médica da BORA. No entanto, apesar do diagnóstico, o atleta revelou que a equipe ignorou seus alertas e seguiu com um regime de treinos que acabou sendo prejudicial.

“Em 2023, começamos muito fortes porque a equipe queria que todos estivéssemos no top-3 do ranking UCI nos primeiros três meses. Mesmo em dezembro, eu já estava com overtraining”, confessou.

“Eles me levaram ao centro da Red Bull, em busca do problema e descobriram que eu sofria de uma alergia grave, que eu já havia falado para eles já no segundo ano, acharam que era uma desculpa minha para não correr e não era”, desabafou Higuita.

girodociclismo.com.br image 63
Em 2022 Higuita venceu a Volta a Catalunya, superando Richard Carapaz e João Almeida

Vinokourov ligava a cada três dias

Com a saúde comprometida e sem o apoio necessário, Higuita decidiu buscar novos horizontes. Foi então que Alexandre Vinokourov, diretor da Astana, apareceu com uma proposta que o ciclista não pôde recusar.

“Vinokourov ligava para o meu representante a cada três dias, para saber mais sobre mim e sobre minhas necessidades”, contou Higuita ao Ciclismo Internacional. Além da proximidade, a promessa de um espaço maior nas competições e um bom orçamento foi fundamental para a mudança.

girodociclismo.com.br capitao da red bull bora deixa equipe e desabafa nao me ouviram quando eu estava doente assista o video image
Equipe cazaque anunciou a contratação no último dia 04 de setembro

Higuita vê na Astana uma oportunidade para recuperar a ambição e voltar a ser o atleta que já brilhou em competições importantes, como a Volta à Catalunha, onde venceu em 2022.

“Com as mudanças que estão fazendo, a equipe será mais ambiciosa, e gosto disso porque também me dá a ambição de voltar a ser como antes”, concluiu o colombiano.

Assista o vídeo

@valterdohnert

Sergio Higuita

♬ original sound – valterdohnert
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.