CEO da Movistar critica fortemente regras em Grand Tours e pede mudanças: “Não podemos ser tão desumanos”

O CEO da Movistar, Eusebio Unzué, sugeriu, em conversa com o jornal L’Équipe, a introdução de um sistema de substituição no ciclismo. Segundo ele, as equipes deveriam poder substituir um ciclista que tenha que abandonar uma grande volta durante a primeira semana por necessidade.

“Por que não permitir substituições em grandes voltas, quando alguém tem que abandonar a disputa na primeira semana?” questionou Unzué. “Todas as equipes se preparam com dez ou onze ciclistas. Assim, sempre deixamos dois ou três em casa. Se alguém desiste, não teríamos o direito a uma solução?”

girodociclismo.com.br ceo da movistar critica fortemente regras em grand tours e pede mudancas nao podemos ser tao desumanos image 2
Carapaz teve forte queda no Tour de France 2023

O Ciclismo precisa de mudanças, defende Unzué

Unzué continua dizendo que, obviamente, não se poderia fazer substituições por razões técnicas ou táticas. “Mas no futebol a substituição também não era permitida por muitos anos… Por que não tentar, testar? Vamos dar um passo à frente e ver como todos reagem. Precisamos de mudanças.”

O chefe da equipe, de 68 anos, acredita que no ciclismo há uma falta de humanidade. Como exemplo, ele menciona que os ciclistas geralmente têm que continuar percorrendo quilômetros após uma queda, antes que possam ser examinados detalhadamente por suas lesões somente na linha de chegada. “Uma queda não seria razão suficiente para entrar numa ambulância e poder começar no dia seguinte sem ter que terminar a corrida?”, questiona.

girodociclismo.com.br ceo da movistar critica fortemente regras em grand tours e pede mudancas nao podemos ser tao desumanos image 1
Richard Carapaz finalizou etapa do Tour de France, mesmo com fratura no joelho

Por um esporte mais humano

Unzué acredita que o ciclismo é “o esporte mais imóvel que existe”. “Continuamos fazendo as coisas como há quarenta anos, quando eu comecei. Tornem as regras um pouco mais humanas. Não sejamos tão desumanos.”

Frequentemente, favoritos ao título de uma grande volta caem na primeira semana. Unzué sabe disso com propriedade. Durante o Tour de France do ano passado, o capitão da Movistar, Enric Mas, caiu já na etapa inaugural, sendo forçado a abandonar a competição com uma fratura na escápula.

Richard Carapaz, o líder da EF Education-EasyPost, completou a primeira etapa no País Basco mesmo após uma queda, mas não começou o segundo dia. Ele havia sofrido uma fratura na patela (joelho).

girodociclismo.com.br ceo da movistar critica fortemente regras em grand tours e pede mudancas nao podemos ser tao desumanos image
Enric Mas precisou abandonar o Tour de France 2023, após forte queda
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.