Jonas Vingegaar pode escolher entre a bicicleta Cervélo S5 (aero) ou Cervélo R5 (leve), dependendo do terreno de cada etapa. A principal diferença entre as bicicletas 2022 e 2023 são os grupos e as rodas.
Em 2023, a Team Jumbo-Visma trocou de patrocinadores, da Shimano para SRAM e Reserve Wheels. Jonas Vingegaard utilizou um grupo SRAM Red eTap AXS de 12 velocidades, em vez do Shimano Dura-Ace Di2 (R9200) e Reserve Wheels em vez das rodas Shimano. Reserve Wheels é uma marca irmã da Cervelo.
Coroa 1x nas 4 primeiras etapas
Jonas Vingegaard utilizou a bicicleta aerodinâmica Cervélo S5, nas primeiras quatro etapas do Tour de France de 2023. Ele usou uma coroa dianteira 1X com um cassete traseiro 10-36T .
À primeira vista, o conjunto de quadros Cervélo S5 de Vingegaard, parece o mesmo que ele levou à vitória no Tour de France do ano passado, mas existem algumas diferenças sutis.
As estrelas e o motivo “Ride Your Dreams”, estão também na camisa do Tour de France da Jumbo-Visma, em colaboração com a marca holandesa de ciclismo AG e Efteling, um parque temático na Holanda.
O design é baseado na ideia do poder dos sonhos e, depois de vencer o Tour de France de 2022, a equipe diz que espera inspirar as novas gerações a seguirem seus sonhos.
Etapa final com bicicleta especial
Para a etapa final, mantendo a tradição, Vingegaard contou com um Cervélo S5 amarelo personalizado, mas este ano o quadro apresentava a palavra ‘Jaunas’ no tubo do selim, ‘jaune’ que significa ‘amarelo’ em francês.
O tubo superior também apresentava um motivo destacando a conquista de Vingegaard e os 22 e 23, claro, referindo-se aos dois anos em que o dinamarquês venceu o Tour de France.
Configuração da Cervélo S5 de Jonas Vingegaard
Confira mais umas imagens da bicicleta