Na sua habitual coluna no jornal belga Het Nieuwsblad, Patrick Lefevere abordou de forma abrangente pela primeira vez a iminente fusão entre as equipes Soudal Quick-Step e Jumbo Visma. Tornou-se evidente que uma potencial entrada do patrocinador Amazon na Jumbo-Visma pode representar uma mudança significativa.
“Com Soudal, Quick-Step e Visma, todos podem encontrar o seu lugar de forma equitativa. Com a Amazon como quarto interveniente, essa proporção deixa de ser viável. Até onde tenho conhecimento, não houve qualquer menção à sua chegada na semana passada” , afirmou o líder da equipe Soudal Quick-Step, com 69 anos de idade.
Quando tudo começou
Na sua coluna, Lefevere esclareceu várias questões que antes estavam sem resposta. Ele discute, por exemplo, o momento em que a possibilidade de fusão foi inicialmente discutida com a equipe da Jumbo-Visma. Isso ocorreu antes do Tour, numa conversa entre Zdenek Bakala (o acionista majoritário da Soudal Quick-Step) e Robert van der Wallen (um membro do Conselho Fiscal da Jumbo-Visma).
Lefevere explica: “O encontro aconteceu no âmbito do projeto OneCycling, no qual várias equipes de elite estão buscando unir forças para se posicionar de forma mais forte na economia do ciclismo. Era claro que tínhamos uma boa relação, mas ao mesmo tempo havia descontentamento com a nossa equipe, alegando que não estava funcionando suficientemente bem.”
Isto levou a um novo encontro entre as duas partes em Viena, no penúltimo dia do Tour. “Desta vez também com Richard Plugge . Conversamos por uma hora e depois voltamos para Paris. Depois disso algum tempo se passou. Envolvi Quick-Step e Soudal. Richard visitou a Visma. Até que em determinado momento foi assinada uma carta de intenções de fusão. A intenção era criar uma grande força em que Bakala, Van der Wallen e Richard Plugge dividiriam as ações. Eu venderia todas minhas ações na equipe.”
Chegada da Amazon inviabiliza a fusão?
“Eu não posso responder isso. Aparentemente as coisas aceleraram no lado holandês. Mas não sei como ela entraria neste processo. O fato é que com três partes, Soudal, Quick-Step e Visma, todos conseguem encontrar o seu lugar. Com a Amazon como quarta parte, isso não é mais possível. Pelo que eu sei, não houve menção à chegada deles na semana passada. Isso pode ser uma virada de jogo.”