Ciclista 2x Campeão Nacional deixa UTI após grave queda no GP La Marseillaise
Merhawi Kudus (Burgos Burpellet BH), eritreu de 31 anos, enfrenta um longo período de recuperação, após uma queda grave durante o GP La Marseillaise.
O acidente ocorreu no domingo, 2 de fevereiro, em uma das descidas da corrida na França. Kudus foi imediatamente levado de ambulância para um hospital em Marselha, onde foi internado na unidade de terapia intensiva devido à gravidade de seus ferimentos.
Fraturas e colapso pulmonar
Exames adicionais confirmaram que Kudus (2x Campeão Eritreo de Estrada em 2018 e 2022) sofreu fraturas na caixa torácica, nas vértebras lombares e no sacro. Além disso, o ciclista também apresentou um colapso pulmonar.
Apesar da gravidade da situação inicial, ele não está mais na terapia intensiva e segue internado em uma enfermaria “normal” em Marselha. “Ele está em contato constante com a equipe médica do time”, informou a Burgos Burpellet BH, equipe para a qual o ciclista se transferiu nesta temporada, em um comunicado oficial.
🏥 Pasado un tiempo prudencial, os comunicamos lo ocurrido con Merhawi Kudus en el pasado #GPLM2025
— Burgos Burpellet BH (@BurgosBH) February 10, 2025
🇪🇷 El eritreo sufrió una grave caída en un descenso y fue hospitalizado en una UCI de Marsella
Padece fracturas en arcos costales, vértebras y sacro, así como un hemoneumotórax pic.twitter.com/NvgWUMuUJs
Transferência para Burgos
Nos próximos dias, Kudus será transferido de ambulância para um hospital em Burgos, onde continuará sua reabilitação. Por enquanto, os médicos optaram por um “tratamento conservador”, tentando evitar a necessidade de cirurgia.
No entanto, o ciclista ficará afastado das competições por um longo período. Ainda não há previsão de quando ele poderá retomar os treinos e muito menos voltar a competir.

Carreira e recentes resultados
Kudus já passou por equipes como MTN Qhubeka, Astana e EF Education-EasyPost nos primeiros anos de sua trajetória profissional. No final de 2023, precisou dar um passo atrás em sua carreira e integrou a equipe continental Terengganu.
Ainda assim, conseguiu bons resultados em 2024, terminando em 2º lugar nos Tours de Turquia e do Japão, além de figurar no top 10 do Muscat Classic e do AlUla Tour.