Ex-Ciclista 5x vencedor do Tour de France alerta para o desgaste de Tadej Pogacar antes do duplo Giro/Tour, assista o vídeo
Presente em Madrid na última segunda feira, para o Laureus Sports Awards 2024, Miguel Indurain, cinco vezes vencedor do Tour de France, compartilhou sua visão sobre as chances de Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) em alcançar a vitória no Giro d’Italia/Tour de France neste ano, ao site francês Cyclismeactu. Este feito, histórico no ciclismo, não é visto desde Marco Pantani em 1998.
É preciso ter cuidado, adverte Indurain
Para Indurain, que conquistou essa famosa dobradinha em dois anos consecutivos, 1992 e 1993, Pogacar correu o risco de gastar muita energia nos Clássicos da Primavera. Mesmo participando apenas de três corridas de um dia em 2024, incluindo suas vitórias na Strade Bianche e Liège-Bastogne-Liège, o esloveno poderia enfrentar consequências nos Grand Tours devido ao esforço despendido.
“Ele se conhece e sabe como se sente, mas é preciso ter cuidado”, adverte Indurain.
“A dobradinha Giro-Tour de France é uma tarefa muito difícil, que não deixa de ter importância. É muito difícil e é preciso medir os esforços com cuidado”.
“Pogacar gastou muita energia”
“Este ano Pogacar vai tentar, mas gastou muita energia no início da temporada… Ele teve as Clássicas, depois o Giro e o Tour de France. Ele se conhece e sabe como se sente, mas para isso é preciso ter cuidado com os esforços.”
Além disso, Indurain ressalta o impacto das Olimpíadas nas datas do Tour. Se Pogacar conseguir vencer o Giro d’Italia em Roma em 26 de maio, terá cinco semanas para recuperar até a Grande Départ do Tour de France, que iniciará em Florença em 29 de junho de 2024.