Ciclista amador bate recorde de Campeão do Tour de France em icônica montanha e avisa “Pogacar, vou buscar a tua Madone!”
O ciclista amador canadense Jack Burke, tem chamado atenção, ao estabelecer novos recordes (Strava-KOMs), em algumas das subidas mais icônicas da Itália, marcas registradas tradicionalmente por ciclistas profissionais.
Após superar o recorde no famoso Passo dello Stelvio, Burke agora superou o tempo de Vincenzo Nibali no temido Mortirolo, registrando uma marca mais de um minuto mais rápido, que o ex-vencedor do Tour de France.
“Espero algum tipo de oportunidade”
“Espero que surja algum tipo de oportunidade com isso”, comentou Burke em uma postagem sobre a conquista. O ciclista expressa sua esperança que algumas dessas performances possam atrair o interesse de uma equipe profissional, oferecendo-lhe a chance de competir no mais alto nível.
Durante a subida do Mortirolo, Burke manteve uma média de quase 15,7 km/h, um feito impressionante considerando a dificuldade da montanha (12 km com incríveis 10,8% de inclinação média). Refletindo sobre o dia, ele declarou: “É apenas um daqueles dias em que você realmente tem as melhores pernas, vê a potência e pensa: ‘Sim, hoje estou me sentindo muito bem’”.
“Pogi, vou buscar a tua Madone!”
Burke também deixou claro o desejo de competir entre os melhores: “Qualquer pessoa, em qualquer lugar, a qualquer hora. Farei o que você quiser. Só quero uma chance contra os melhores”, escreveu ele no Strava.
Além disso, já distribuiu uma nova meta ambiciosa: “Pogi, vou buscar a tua Madone!”, uma referência direta ao esloveno Tadej Pogacar, que em 2023, superou o antigo recorde de Richie Porte, na icônica Col de La Madone.
Tadej Pogacar registrou o KOM no segmento oriental ‘Col de Madone via Gorbio’, que tem 9,7 km de comprimento a 7,1%, onde o ciclista da UAE Team Emirates percorreu com uma média de 24,5 km/h. Seu VAM foi de 1.754.
Histórico no ciclismo continental
Embora Jack Burke não seja um completo desconhecido, no cenário do ciclismo, seu histórico está mais ligado ao circuito continental. Em 2018, ele participou do Larry H. Miller Tour of Utah, vencido por Sepp Kuss, terminando em uma respeitável 11ª posição na classificação geral.
Com 29 anos, Burke busca aproveitar essas conquistas recentes como um trampolim para sua carreira. Seus feitos no Strava mostram não apenas força física, mas também determinação e ambição.
Agora, resta saber se as performances extraordinárias no Stelvio e no Mortirolo serão suficientes para abrir as portas para o cenário no World Tour.
[…] O ciclista canadense Jack Burke, de 29 anos, está longe de ser um competidor comum. Amador desde 2023, ele recentemente alcançou um feito impressionante ao conquistar o título de Rei da Montanha (KOM) no icônico Alpe d’Huez, somando esse marco ao KOM que já havia garantido no Mortirolo, conforme informou o Giro do Ciclismo. […]