Ciclista da Astana suspenso por doping, “expectativas completamente destruídas” afirmou diretor
Ilkhan Dostiyev, de 22 anos, foi suspenso por quatro anos pela União Ciclística Internacional (UCI) após testar positivo para o uso de CERA, uma variante do EPO. O teste ocorreu durante uma verificação fora de competição, em 30 de julho de 2024.
O jovem, que competia pela Astana Qazaqstan Development, confessou quase imediatamente o uso de substâncias proibidas. Assim, caso Dostiyev deseje retornar ao pelotão, isso só será possível a partir de 8 de setembro de 2028.
“Expectativas completamente destruídas”
Após a confirmação do caso, Alexandr Shushemoin, diretor da Astana Qazaqstan Development, expressou publicamente sua decepção.
“A notícia foi um choque e uma decepção para nós. Confiávamos em Ilkhan Dostiyev como um dos nossos líderes e tínhamos grandes expectativas em relação a ele, expectativas que agora foram completamente destruídas.”
S“Posso dizer com absoluta certeza que a Astana Qazaqstan Development não tem qualquer ligação com este incidente. Nossa equipe tem uma política de ‘tolerância zero’”, afirmou Alexandr Shushemoin.
UCI statement concerning Ilkhan Dostiyev – https://t.co/FjcAecC3zJ pic.twitter.com/NaGWHBStaf
— UCI_media (@UCI_media) January 14, 2025
Vitórias significativas em 2024
Antes da controvérsia, Ilkhan Dostiyev vivia uma temporada promissora em 2024. Em fevereiro, Dostiyev conquistou o 2º lugar no Tour du Ruanda, ficando atrás de Joseph Blackmore, atualmente profissional na Israel-Premier Tech.
Em maio, o cazaque brilhou ao vencer uma etapa no Orlen Nations Grand Prix, competição prestigiada para jovens talentos. Ainda em julho, Dostiyev venceu uma etapa e foi vice-campeão no Giro Ciclistico della Valle d’Aosta-Mont Blanc, superado apenas pelo talentoso Jarno Widar.
Entretanto o auge veio em agosto, com a vitória no Tour da Romênia (2.2), consolidando sua reputação como uma das promessas do ciclismo.
Consequências Imediatas e Investigações
Após a confissão de doping, a Astana Qazaqstan Development suspendeu Dostiyev e rescindiu imediatamente seu contrato. A equipe também se comprometeu a colaborar com as investigações sobre o incidente. “Estamos agora a trabalhar plena e abertamente com todas as organizações envolvidas para descobrir os detalhes do que aconteceu”, afirmou Shushemoin na época.