Durante o Japan Cup Criterium neste sábado, imagens mostraram o ciclista da Lotto Dstny, Maxim Van Gils, agredindo o ciclista grego Giorgios Bouglas, da equipe continental Matrix Powertag. “O gesto foi uma resposta ao comportamento perigoso do outro ciclista, mas sei que o que fiz foi errado”, diz o próprio Van Gils.
Segundo o jornalista Benji Naesen, Georgios Bouglas supostamente teria empurrado um ciclista da Jayco-AlUla nos quilômetros finais, fazendo com que Van Gils quase caisse. O belga reagiu pouco antes da linha de chegada, desferindo um golpe firme na nuca do ciclista grego.
Equipe pede desculpas
“Lamentamos o comportamento do nosso ciclista Maxim Van Gils no Japan Cup Criterium. Maxim e a equipe gostariam de pedir desculpas por seu gesto no final da prova”, dizia o comunicado. Van Gils acrescenta: “Lamento profundamente o que fiz e já pedi desculpas ao júri do concurso. Eles me multaram (50 CHF) e perderei alguns pontos UCI.”
“Aceito a punição da UCI e peço desculpas pelo que fiz. Esta é também uma lição importante para o futuro, para me manter calmo neste tipo de situações e reagir bem depois da corrida”, concluiu o ciclista belga.