Ciclista da Red Bull Bora é multado e rebaixado no Tour Down Under, atleta foi punido por manobra perigosa, assista o vídeo
Laurence Pithie, jovem ciclista neozelandês da equipe Red Bull-BORA-hansgrohe, enfrentou consequências severas por sua manobra no sprint final, da quarta etapa do Tour Down Under.
Apesar de ter cruzado a linha de chegada na 4ª posição, Pithie, de apenas 22 anos, foi desclassificado e rebaixado para a 72ª colocação devido a uma infração cometida durante a disputa, além de enfrentar uma pesada multa.
Sprint caótico em Victor Harbor
A etapa, que teve sua chegada em Victor Harbor, foi marcada por incidentes no sprint final. Jhonatan Narvaez, da UAE Team Emirates, demonstrou insatisfação após reclamar de um possível bloqueio, de parte do vencedor da etapa.
No entanto, Bryan Coquard, da Cofidis, foi absolvido pelo júri de qualquer irregularidade e foi declarado vencedor da etapa.
Multa de 500 francos suíços e perda de pontos para Pithie
Por outro lado, a ação de Laurence Pithie foi considerada perigosa e irregular. Durante o sprint, o neozelandês quase empurrou Henri Uhlig, da Alpecin-Deceuninck, contra as cercas de proteção enquanto pedalava a alta velocidade. O movimento foi classificado como “desviar-se da linha escolhida que põe em perigo e atrasa outro piloto”.
Além da desclassificação, Pithie foi multado em 500 francos suíços, perdeu 7 pontos na Classificação por Pontos e teve 3 pontos deduzidos na classificação de montanhas.
Assista o vídeo
🇫🇷 He got his maiden WT win last year here in Australia, @bryancoquard (COF) goes for the back to back with a very close win today ahead of 🇩🇪 @PhilBauhaus
— Santos Tour Down Under 🚴🚴♀️ (@tourdownunder) January 24, 2025
📺 Stream the race now on 7plus:https://t.co/k2Exq3FDwl
Hahn | @santosltd#TourDownUnder #CouchPeloton pic.twitter.com/lF4K3UEEXQ