Não todos os ciclistas da UAE Team Emirates estão iniciando a temporada com entusiasmo total. Este é o caso de Sjoerd Bax. O holandês de 28 anos, membro da equipe dos Emirados Árabes, encontra-se atualmente em processo de reabilitação, após um grave acidente com Remco Evenepoel, durante o Tour da Lombardia.
Acidente na Il Lombardia
A tragédia atingiu Bax no início do Il Lombardia. Remco Evenepoel perdeu o equilíbrio e segurou o guidão do ciclista da UAE Team Emirates. Ambos caíram, deixando Bax sentado no chão, balançando a cabeça imediatamente.
Relembre o acidente
“Felizmente, fui operado na mesma noite”, disse o holandês ao site holandês In De Leiderstrui. “Os méficos inseriram um parafuso no quadril e ele ainda está lá. Durante a operação, eles cortaram alguns músculos para chegar até ele e então martelaram o parafuso no osso”.
Aprender a andar novamente
“Depois disso, o osso ficou inteiro novamente, mas é claro que o resto do seu corpo também foi atingido. Tudo ao redor desse osso, precisa ser fortalecido novamente. Depois de quatro dias, voltei para casa e de lá tive que aprender a andar novamente e fiz muito treino de força”.
“Por ser um osso grande, tudo leva muito tempo. Andei com duas muletas durante quatro semanas e depois com uma. Aí comecei a pedalar em ambientes fechados e foi muito fácil, porque dá para movimentar as pernas”.
Futuro incerto
Quando Bax é questionado sobre o retorno, ele demonstra incerteza. “Não sei quando voltarei, isso depende muito da rapidez com que tudo correr bem. Se tudo correr muito bem, talvez eu possa estar muito bem em abril ou maio”.
“As coisas estão indo na direção certa. Posso pedalar um pouco novamente, embora ainda não se possa chamar isso de treinamento. Dirija devagar e as coisas vão melhorar um pouco a cada semana. É uma lesão grave, mas acho que vai ficar tudo bem”, finalizou Sjoerd Bax.