Ciclista da XDS Astana fala sobre a inédita bicicleta chinesa do WorldTour “superar a Cervélo é muito difícil”

Mike Teunissen, ciclista holandês, deu um passo importante em sua carreira, ao trocar a Intermarché-Wanty pela XDS Astana Team em um contrato de 2 anos. Agora, como parte da equipe cazaque, Teunissen terá a oportunidade de competir com as bicicletas XDS, uma novidade no pelotão WorldTour.

O impacto do novo patrocinador chinês

Com a entrada do patrocinador chinês XDS, Teunissen notou rapidamente as mudanças em relação à sua equipe anterior. “As possibilidades na XDS Astana Team são muito maiores, do que com a minha equipe anterior”, afirmou ele em entrevista ao site holandês Wieler Revue.

girodociclismo.com.br ciclista da xds astana team fala sobre a inedita bicicleta chinesa no worldtour superar a cervelo e muito dificil image
A equipe recentemente apresentou o novo patrocinador XDS

Teunissen destacou a qualidade da bicicleta XDS, desenvolvida pelo fabricante chinês que também produz outros produtos de carbono. A bicicleta é a primeira de origem chinesa a integrar o pelotão WorldTour.

“Estou satisfeito com a bicicleta”, disse Teunissen, ressaltando sua firmeza e velocidade. “Muitas vezes me perguntam: ‘Mike, o que poderia ser melhor?’ É claro que sempre pode ser mais leve, mas a bicicleta parece muito firme e rápida.”

“Superar a Cervélo é muito difícil”

Quando questionado sobre como a XDS se compara à Cervélo, que ele utilizou durante seu tempo na Jumbo-Visma, Teunissen foi cauteloso, mas otimista.

“Estou satisfeito, mas devo dizer honestamente que superar a Cervélo é muito difícil. Sim, pode ser ainda melhor, mas, entretanto, eles na XDS já estão a desenvolver a bicicleta. Não ficaria surpreso se conseguirmos ‘vencer todas as bicicletas’ num futuro não muito distante.”

girodociclismo.com.br ciclista da xds astana team fala sobre a inedita bicicleta chinesa no worldtour superar a cervelo e muito dificil image 2
A equipe deverá utilizar o modelo X-Lab AD09 equipada com grupo Shimano Dura-Ace, rodas Vision Metron, pneus Continental e guidão Vision integrado, conforme foi revelado no vídeo de apresentação da equipe.

A contribuição de outros ciclistas no desenvolvimento

A XDS, que possui sua própria fábrica em Shenzhen, China, desenvolve as bicicletas com base no conhecimento adquirido ao longo dos anos. “As possibilidades são grandes para Astana”, destacou Teunissen.

“Qual é a diferença entre uma bicicleta boa e uma não tão boa? Certamente pode fazer a diferença, mas hoje em dia a maioria das bicicletas está bem desenvolvida.”

Outro ciclista da equipe, Cees Bol, também teve um papel no desenvolvimento da bicicleta. “No sentido de que algo nos foi apresentado e eu dei feedback sobre isso”, comentou ao Wieler Revue.

“Claro que não poderia dizer mais nada, mas estou realmente impressionado. Material chinês? Você diz que tem um determinado nome, mas muitas outras bicicletas são fabricadas na fábrica XDS.”

“É uma bicicleta clássica, não é uma nave espacial”

Bol mencionou que treinou durante o inverno com Niki Terpstra, conhecido por seu conhecimento técnico.

“Niki disse que parece bom. Ainda é uma bicicleta clássica. Não é uma nave espacial, por assim dizer. Mas você também pode ver que muito pensamento foi aplicado nela. Você também vê aspectos de outras marcas, não apenas algo que foi feito às pressas”, afirmou Cees Bol.

girodociclismo.com.br ciclista da xds astana fala sobre a inedita bicicleta chinesa do worldtour superar a cervelo e muito dificil image 4
Cees Bol entra em 2025, no seu último ano de contrato com a equipe do Cazaquistão
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.