Ciclista do World Tour encerra carreira após suspensão por doping “a defesa estava se tornando muito cara”

O ciclista francês Franck Bonnamour, de 29 anos, decidiu encerrar sua carreira após ser suspenso provisoriamente pela União Ciclística Internacional (UCI).

Acusado de apresentar valores sanguíneos anormais em seu passaporte biológico, Bonnamour nega qualquer uso de doping, mas afirmou que os custos para se defender tornaram a situação insustentável.

Suspensão e rescisão de contrato

A suspensão provisória de Bonnamour foi anunciada pela UCI no início de fevereiro deste ano, com base em “verificações realizadas antes de sua chegada à equipe em 1º de janeiro de 2023”, conforme comunicado da Decathlon AG2R La Mondiale. A equipe decidiu suspender o ciclista por conta própria e, em março, optou por rescindir seu contrato.

Os valores sanguíneos anormais detectados no passaporte biológico foram classificados como um Resultado Analítico Adverso. Bonnamour, por sua vez, manteve sua posição de inocência. Em publicação na rede social X, ele declarou: “Sempre respeitei as regras”.

“A defesa está a tornar-se demasiado cara”

Apesar de negar o uso de substâncias proibidas e de iniciar uma defesa com seus advogados, o ex-ciclista decidiu desistir da luta. “A defesa estava se tornando muito cara”, afirmou Bonnamour em entrevista ao jornal francês Ouest-France. Ele também mencionou estar “amargurado” e considerou que sofreu uma injustiça.

Reconhecimento no Tour de France

Antes de integrar a Decathlon AG2R La Mondiale em 2023, Bonnamour teve passagens pelas equipes B&B Hotels-KTM e Arkéa-Samsic. O ciclista conquistou uma vitória profissional ao vencer a La Polynormande em 2022.

No entanto, foi no Tour de France de 2021 que Bonnamour ganhou destaque, onde o ciclista da Bretanha foi eleito o ciclista mais combativo.

girodociclismo.com.br ciclista do world tour encerra carreira apos suspensao por doping image 2
Bonnamour ao vencer a La Polynormande em 2022, ainda B&B Hotels-KTM

Fim de carreira marcado por polêmicas

A decisão de Bonnamour de encerrar sua carreira marca o fim de um percurso promissor, mas que agora está envolto em polêmicas. Apesar de negar as acusações e lamentar os eventos que levaram à sua suspensão, o francês optou por não prosseguir com sua defesa, encerrando sua trajetória no ciclismo competitivo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.