Ciclista do World Tour revela que não treina nos finais de semana, campeão nacional afirma “provavelmente sou o único ciclista”

Para muitos ciclistas profissionais, o treinamento é uma rotina quase diária, mas Christopher Juul-Jensen (Jayco AlUla), que finalizou o último Tour de France na 97ª posição, adota uma abordagem incomum.

O dinamarquês, que foi Campeão Nacional de Contrarrelógio em 2015, revelou ao jornal dinamarquês Ekstra Bladet que evita treinar aos sábados e domingos, exceto quando está competindo, optando por dedicar esse tempo à família em Østerbro, na Dinamarca.

girodociclismo.com.br ciclista do world tour revela que nao treina nos finais de semana campeao nacional afirma provavelmente sou o unico ciclista image 6
Christopher Juul-Jensen ao vencer a 4ª etapa do Tour de Suisse 2018

“Provavelmente sou o único ciclista que evita treinar no fim de semana”

“Provavelmente sou o único que evita treinar no fim de semana e treina 5 dias seguidos”, afirma Juul-Jensen, destacando que sua escolha vai contra a norma no ciclismo profissional.

A rotina inclui treinos intensos durante 5 dias de corrida, combinados com recuperação. “É muito significativo treinar cinco dias seguidos”, enfatiza ele.

girodociclismo.com.br ciclista do world tour revela que nao treina nos finais de semana campeao nacional afirma provavelmente sou o unico ciclista image
Christopher Juul-Jensen durante o Tour de Romandie 2023

“Vou para a caverna e me mato”

Seus treinos ocorrem nas estradas rurais dinamarquesas e também no porão de sua casa, onde utiliza um treinador doméstico para sessões intensas de 1h 30min. “Depois de deixar as crianças de manhã, vou trabalhar na ‘caverna’ e, nas próprias palavras do ciclista, ‘me mato em treinos de intensidade'”, explica o ciclista.

Apesar da intensidade, Juul-Jensen aprecia sua rotina diferenciada. “Alguns podem pensar: ‘Cinco dias seguidos, parece demais!’, mas se você planejou bem, terá dois dias para se recuperar e relaxar”.

“Com dois dias de descanso, você nunca terá um ‘overtrain’ completo. Funciona, e me foi confirmado que a forma está boa, senão melhor, do que costuma ser nesta época do ano.”

girodociclismo.com.br ciclista do world tour revela que nao treina nos finais de semana campeao nacional afirma provavelmente sou o unico ciclista image 2
Juul-Jensen treina seu Contrarrelógio na “caverna”

“O Natal é uma mini corrida por etapas”

Durante o período de Natal, Juul-Jensen também adota uma estratégia peculiar. Ele decidiu não treinar de bicicleta nos dias de celebração para aproveitar a época com a família e os tradicionais almoços natalinos.

“O Natal é uma mini corrida por etapas onde você está aqui, ali e em todos os lugares com a família. Então, há alguns anos, cheguei à conclusão de que não queria perder tempo, andando de bicicleta nesta época. Prefiro me concentrar em treinar forte antes”, explica.

girodociclismo.com.br ciclista do world tour revela que nao treina nos finais de semana campeao nacional afirma provavelmente sou o unico ciclista image 10

Com isso, ele se prepara antecipadamente para que possa desfrutar do Natal sem remorso. “Treino bem e certifico-me de que minha forma está onde precisa estar, depois deixo a bicicleta em casa e vou para as férias de Natal sem ela.”

Ainda assim, ele mantém os cuidados com a saúde durante as festividades:
“Você naturalmente planeja, não quer jogar tudo no chão nas férias de Natal. Seria uma pena arruinar todo o seu trabalho duro comendo apenas batatas e molho por quatro dias seguidos”.

girodociclismo.com.br ciclista do world tour revela que nao treina nos finais de semana campeao nacional afirma provavelmente sou o unico ciclista image 4
Christopher Juul-Jensen na roda de Marc Soler (UAE Team Emirates) durante o Tour de France 2024

Planos para o futuro aos 35 anos

Com 35 anos, Juul-Jensen planeja continuar no ciclismo profissional, mesmo após o término de seu contrato com a equipe Jayco-Alula, em 2025.

“Estou muito feliz. Afinal, tenho apenas 35 anos”, diz ele.

Quando questionado sobre a renovação do contrato, ele afirma que ainda não iniciou negociações:
“Estou esperando por isso até o ano novo e a temporada começar. Por isso, procure manter o nível e ser tão bom, se não melhor, do que no ano passado .”

E sobre o tempo que ainda pretende competir, Juul-Jensen conclui:
“Só o tempo dirá.”

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.