Luc Bellings, ex-chef de cozinha e agora entusiasta do ciclismo, foi banido do Campeonato Mundial de Gravel em Leuven, na Bélgica, após ser flagrado cometendo fraude de identidade, conforme revela o jornal belga Gazet van Antwerpen.
Bellings, de 59 anos, permitiu que um ciclista mais forte usasse seu número de identificação e placa de quadro para conquistar a qualificação ao Mundial. O caso está sendo investigado pela UCI.
Bellings, que fechou o seu restaurante em Hasselt em 2022, atualmente mora em Espanha, onde é dono de uma loja de bicicletas.
Entenda o caso
No dia 24 de agosto, Bellings, de 59 anos, participou do Houffa Gravel Fondo, uma prova realizada nas Ardenas, que servia como Classificação para o Campeonato Mundial, no próximo dia 06 de outubro.
Segundo denúncias, pouco antes da largada, ele trocou o número de sua camisa e a placa da estrutura (que incluía o chip) de sua bicicleta por um colega de equipe. Esse colega competiu com tanta força, que precisou diminuir o ritmo nos quilômetros finais para não terminar no pódio, o que levantaria suspeitas.
Histórico de polêmicas
Apesar de apaixonado pelo ciclismo desde criança, Luc Bellings não é estranho aos escândalos no esporte. Em 2014, ele foi flagrado em um caso de doping, após teste positivo para o uso de testosterona em sua própria corrida de ciclismo, no evento “Luc Bellings & Friends”.
Na ocasião, a Bellings confessou imediatamente o uso da substância. Além disso, em outra ocasião, o belga já havia sido flagrado com um motor em sua bicicleta, o conhecido “doping mecânico”.
UCI investiga o caso
Essa estratégia aparentemente garantiu a Bellings uma vaga no Campeonato Mundial de Gravel, que será realizada em Halle e Leuven no dia 06 de outubro. No entanto, a fraude não passou despercebida. Após uma série de denúncias, a Federação de Ciclismo Belga tomou medidas imediatas e encaminhou o caso à UCI.
“O assunto foi investigado e posteriormente transferido para o sindicato internacional de ciclismo UCI, a autoridade competente nesta matéria”.
Embora ainda não esteja claro se Bellings, enfrentará uma sanção definitiva, sua participação no Mundial de Gravel já foi descartada.