Ciclista é banido do Campeonato Mundial de Gravel após fraude, atleta possui histórico de polêmicas

Luc Bellings, ex-chef de cozinha e agora entusiasta do ciclismo, foi banido do Campeonato Mundial de Gravel em Leuven, na Bélgica, após ser flagrado cometendo fraude de identidade, conforme revela o jornal belga Gazet van Antwerpen.

Bellings, de 59 anos, permitiu que um ciclista mais forte usasse seu número de identificação e placa de quadro para conquistar a qualificação ao Mundial. O caso está sendo investigado pela UCI.

Bellings, que fechou o seu restaurante em Hasselt em 2022, atualmente mora em Espanha, onde é dono de uma loja de bicicletas.

Entenda o caso

No dia 24 de agosto, Bellings, de 59 anos, participou do Houffa Gravel Fondo, uma prova realizada nas Ardenas, que servia como Classificação para o Campeonato Mundial, no próximo dia 06 de outubro.

Segundo denúncias, pouco antes da largada, ele trocou o número de sua camisa e a placa da estrutura (que incluía o chip) de sua bicicleta por um colega de equipe. Esse colega competiu com tanta força, que precisou diminuir o ritmo nos quilômetros finais para não terminar no pódio, o que levantaria suspeitas.

girodociclismo.com.br ciclista e banido do image 1
Bellings possui um histórico de polêmicas no esporte

Histórico de polêmicas

Apesar de apaixonado pelo ciclismo desde criança, Luc Bellings não é estranho aos escândalos no esporte. Em 2014, ele foi flagrado em um caso de doping, após teste positivo para o uso de testosterona em sua própria corrida de ciclismo, no evento “Luc Bellings & Friends”.

Na ocasião, a Bellings confessou imediatamente o uso da substância. Além disso, em outra ocasião, o belga já havia sido flagrado com um motor em sua bicicleta, o conhecido “doping mecânico”.

UCI investiga o caso

Essa estratégia aparentemente garantiu a Bellings uma vaga no Campeonato Mundial de Gravel, que será realizada em Halle e Leuven no dia 06 de outubro. No entanto, a fraude não passou despercebida. Após uma série de denúncias, a Federação de Ciclismo Belga tomou medidas imediatas e encaminhou o caso à UCI.

“O assunto foi investigado e posteriormente transferido para o sindicato internacional de ciclismo UCI, a autoridade competente nesta matéria”.

Embora ainda não esteja claro se Bellings, enfrentará uma sanção definitiva, sua participação no Mundial de Gravel já foi descartada.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.