Na 3ª etapa do Tour de Luxemburgo, Davide Formolo (Movistar), teve uma atuação destacada, terminando em 2º lugar. O italiano cruzou a linha de chegada 18 segundos atrás do vencedor do dia, o belga Mauri Vansevenant (Soudal Quick-Step). Com esse resultado, Formolo subia para a segunda posição na classificação geral, ficando a 23 segundos do líder.
Ciclista adota posição proibida
Entretanto, a performance de Formolo foi ofuscada por uma decisão dos árbitros da corrida. O ciclista de 31 anos foi desclassificado, por ter adotado uma posição ilegal na bicicleta durante a última descida, a 9km para a chegada.
Não tendo mais contato com o selim e inclinando-se completamente para a frente durante 500 metros, Davide Formolo transgrediu os regulamentos, de acordo com os comissários de corrida, e é por isso que o ciclista foi expulso do Skoda Tour de Luxembourg 2024.
Movistar lamenta através das redes sociais
“Infelizmente, o júri técnico tomou a decisão de retirar Davide Formolo da corrida, alegando no seu comunicado a utilização de uma posição ou ponto de apoio na bicicleta que não cumpre o regulamento, o que representa um perigo para o ciclista. Ele não poderá iniciar o Contrarrelógio amanhã (sábado)” , escreveu a equipe Movistar nas suas redes sociais.
Assista o vídeo de Davide Formolo
Nova Classificação Geral
Com a saída de Formolo, Mauri Vansevenant mantém a liderança do Tour de Luxemburgo, enquanto Mathieu van der Poel (Alpecin-Deceuninck), beneficiado pela penalização, sobe para a segunda colocação na Classificação Geral, 32 segundos após o líder.
Marc Hirschi (UAE Team Emirates) passa a ser o 3º colocado do GC, com 45 segundos de desvantagem ao líder.