Ciclista é multado e penalizado através do cartão amarelo, medida foi utilizada pela 1ª vez na Vuelta a España
Pela primeira vez na história da Vuelta a España, o júri da competição decidiu pelo uso do cartão amarelo para punir um ciclista. James Knox (Soudal Quick-Step) e um motociclista da televisão espanhola, Marcos Blanco, foram os primeiros penalizados no Grand Tour espanhol com a nova regra.
Esse sistema inovador de penalidades ainda está em fase de testes e tem como objetivo reforçar a segurança nas competições de ciclismo.
O Sistema de Cartão Amarelo
O sistema de cartão amarelo foi introduzido pela União Ciclística Internacional (UCI) e, atualmente, está sendo testado em algumas competições. Esses cartões, de forma virtual, são emitidos pelos comissários para penalizar infrações que possam colocar em risco a segurança da prova ou de seus participantes.
A UCI prevê que, a partir de 1º de janeiro de 2025, o sistema será oficialmente implementado em competições do WorldTour, ProSeries, Campeonatos Mundiais, campeonatos continentais e nos Jogos Olímpicos.
James Knox multado e penalizado
No caso de James Knox, o ciclista foi punido por apresentar um comportamento inadequado, indecente e perigoso em relação aos espectadores durante a corrida. Como resultado, foi multado em 200 francos suíços e teve redução de 10 pontos UCI.
Já o motociclista Marcos Blanco infringiu as regras de movimentação de veículos durante a 5ª etapa, resultando em uma multa de 500 francos suíços.